Rincão fará repasse para o Fundo Cultural

O Sistema Nacional de Cultura foi pauta de um encontro entre entidades culturais do Balneário Rincão e a Administração Municipal. O objetivo, segundo o prefeito Décio Góes, foi unir todos os grupos culturais do município para discutir as alternativas viáveis. “É preciso ter um diálogo com todos os movimentos culturais. Esse sistema servirá para juntarmos tudo em um só lugar. Nosso município tem um patrimônio histórico muito rico, precisamos aproveitar isso”, comentou.

O Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor. A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura.

A consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e representante do Ministério da Cultura, Réa Silva, falou sobre a importância do município fazer a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.  “Esse encontro é muito importante para esclarecer toda a população sobre o sistema. É fundamental a adesão dos municípios ao sistema, pois com isso a capitação de recursos e de políticas públicas é facilitada”, disse Réa.

Na ocasião também foi formada uma comissão com cinco representantes que irão realizar um estudo sobre as diferentes culturas do município. Além de incentivar a criação do Fórum Municipal de Cultura, o prefeito Décio Góes se comprometeu em depois que o fórum estiver formado, repassar 1% da arrecadação do município para o Fundo Municipal de Cultura. “Para conseguirmos continuar construindo o novo município precisamos investir pesado na cultura, por isso iremos destinar este recurso”, justificou o prefeito.

Além das ações para a formação do Fórum Municipal de Cultura, a administração do município também está desenvolvendo um estudo em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura para realizar um mapa turístico e cultural de Balneário Rincão.