?Símbolos oficiais: concurso elege três ideias

O Balneário Rincão deu passo decisivo na noite desta quinta-feira para a definição dos símbolos oficiais que representarão o povo e a história do município nos próximos anos. Foram 80 trabalhos inscritos – entre hino, bandeira e brasão, sendo vinte pré-selecionados na última terça-feira pelo colegiado da Amrec e três eleitos hoje pela comissão julgadora. Os trabalhos foram julgados no auditório “Dona Noca” e a partir de agora passam a ser lapidados por especialistas.

A ideia que irá originar o brasão do Balneário Rincão foi eleita por unanimidade pelos cinco componentes da comissão. A autora do trabalho foi a design Tirzá de Matia. Ela recebeu a notícia com alegria e surpresa, após a definição do resultado. “Fiz muitas pesquisas sobre a história do município, indo atrás das fontes que poderiam me inspirar. Estou emocionada e muito feliz por poder fazer parte dessa história”, comemorou a design. Ela se utilizou de elementos culturais do município para compor o brasão, incluindo o mar, os peixes e as penas – em memória aos primeiros habitantes.

A composição dos ângulos dispostos na cor azul deu origem à ideia vencedora para a composição da bandeira. O autor desse conjunto foi o também design, morador de Balneário Rincão, Maycon Sinfronio. “Me inspirei nas lagoas, no mar e nas belezas naturais do nosso município. Levei três dias para desenvolver e fiquei ansioso e com muita expectativa”, conta o vencedor, que recebeu a notícia com surpresa.

Por fim, a letra simples e fácil de gravar, que ao mesmo tempo evidenciou a história e cultura do município, levou os jurados a escolher o melhor hino. Ele foi composto pelo engenheiro João Iris Raupp e pelo responsável pela delegacia de polícia do Rincão, Leandro Klug. Os símbolos agora receberão atenção especial dos especialistas. Conforme o prefeito Décio Góes – que parabenizou cada vencedor pelo telefone durante o encontro, a expectativa é que em três meses o município esteja com todos os símbolos lançados.

A premiação dos vendedores ocorrerá nos próximos dias, no hall da prefeitura, onde cada um receberá uma bicicleta. Além disso, eles terão os nomes mencionados no contexto da lei que instituir os símbolos. Todos os trabalhos inscritos ficarão expostos durante a próxima semana. “Tivemos uma grande participação das pessoas, que atenderam o nosso chamado. Todas deram um conjunto de ideias que mostraram como o nosso município pode ser representado. Agora, os trabalhos vencedores serão referência para os especialistas desenvolverem os nossos símbolos”, finaliza o prefeito.

Os trabalhos foram julgados pelo escritor Léo Kads, pela professora de artes Lilian Philippi, além do diretor de turismo do município, Carlos Rosso Neto, da presidente da Associação Sul Catarinense de Turismo (Sulcatur), Rosangela Bitencourt e do secretário de finanças do município Valberto Berkenbrock.