Município discute educação com Estado

A sintonia entre os sistemas estadual e municipal de ensino foi discutida nesta manhã, em reunião realizada no gabinete do prefeito Décio Góes. Junto com diretor de apoio ao estudante, Osmar Matiola, a equipe municipal discutiu assuntos como a viabilização de uma escola de ensino médio profissionalizante, bem como a instalação do Centro de Educação para Jovens e Adultos (Ceja), que virá para dar sequência a Educação de Jovens e Adultos (EJA), já desenvolvida pelo Balneário Rincão.

O transporte escolar e a formalização do uso dos prédios públicos também estiveram entre os assuntos discutidos. Conforme combinado durante o encontro, um relatório será levantado para identificação do número de estudantes matriculados nas escolas Estaduais e Municipais. A ênfase ao ensino médio profissionalizante foi destacada na conversa. “Nossa intenção é que esteja nos moldes do projeto Escola Inovadora”, disse o prefeito.

A pauta principal foi a definição sobre as responsabilidades de cada poder. Conforme acertado, caberá ao Município a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental. Enquanto isso, o Estado ficará incumbido de suprir o sexto ano ao Ensino Fundamental.  “Será um ajuste gradativo, que virá ano após ano”, acrescentou o prefeito.