Cerimônia marca formatura de 32 guardas vidas no Balneário Rincão

O verão em Balneário Rincão ganha mais segurança, salvamento aquático e apoio ao turista. A 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com sede  em Içara, formou 32 guardas-vidas civis em solenidade. A formatura ocorreu nesta manhã, ao ar livre, em frente ao Paço Municipal.

Os formandos farão um trabalho voluntário até março de 2014. Eles foram submetidos a um processo seletivo e passaram 45 dias em treinamento durante a pré-temporada, que dura de novembro até meados de dezembro. A formatura deu início a temporada e oficializou a largada da Operação Veraneio.

O prefeito do município, Décio Góes demonstrou gratidão ao grupamento e a todos os envolvidos no Curso de Formação de Guarda Vidas Civis de Balneário Rincão. “Eu só tenho uma palavra: agradecimento. Desejo a todos uma boa operação veraneio”, enfatizou.

Segundo o comandante do grupamento de guarda-vidas do Balneário Rincão, o cabo BM (Bombeiro Militar), Lindomar Moisés Romancini, esta é a primeira vez que acontece um ato solene entre os guardas-vidas. “Isso é muito importante, pois eles se sentem reconhecidos e mais motivados para trabalhar, é um incentivo”, destacou o comandante.

O novo guarda-vida, Rodrigo Bitencourt Novelli, 24 anos, que também recebeu o certificado nesta sexta-feira, demonstra satisfação em poder servir a comunidade. “Tenho a sensação de dever cumprido, mas não terminou ainda, temos a temporada inteira para obter sucesso”, comemora.

O comandante da 2ª companhia do 4º Batalhão, tenente Luiz Felipe Lemos afirma que os novos guardas-vidas estão capacitados para exercerem a função. “Os profissionais estão aptos a evitarem um afogamento, mas caso houver eles estão aptos também para prestar socorro”, assinalou.

O comandante do 4º Batalhão deixou uma mensagem aos formados. “O homem bem treinado é a melhor ferramenta para a operação de salvamento, por isso treinem sempre”, orientou.

Convênio

Durante a solenidade de formatura o prefeito Décio Góes e o Tenente Coronel Santin realizaram a assinatura de um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Balneário Rincão. O convênio firmado oficializou a prestação de serviços do Corpo de Bombeiros ao município.

O Coronel destacou a importância da parceria. “Se não tivéssemos a parceria com os municípios não conseguiríamos completar as operações pequenas que formam uma operação grande”, informou.

Investimentos para a Operação Veraneio

A Administração Municipal está fazendo diversos investimentos na Operação Veraneio. Foram colocadas na orla 13 placas de sinalização aos banhistas, fornecendo orientações de comportamento em ambiente aquático.

Em breve o município receberá a implantação de sete novos postos de guarda-vidas, para que os atendimentos de socorros e prevenções tenham mais eficácia e rapidez.

Também levando em consideração que durante a temporada o Rincão ultrapassa o número de 200 mil habitantes será instalado um posto avançado de atendimento a emergências que terá à disposição uma Ambulância Auto-Socorro de Urgência. O atendimento inicia em 21 de dezembro na Avenida Leoberto Leal e passará por 30 dias de experiência.