Banho de mar para deficientes físicos já é possível no Rincão

“É indescritível a emoção que eu senti ao adentrar ao mar, ele foi generoso comigo, assim que eu entrei veio uma onda forte e eu engoli um pouco de água, foi muito gostoso poder sentir o gosto da água salgada do mar novamente’’. Essa foi a sensação do aposentado Sidney Brandão, de 61 anos, que não entrava no mar desde os 40 anos.

Ele é uma das 15 pessoas que puderam tomar um gostoso banho no Balneário Rincão durante o lançamento do projeto Praia Acessível – de iniciativa da ONG Ação Mais, em parceria com a prefeitura do município, Cruz Vermelha e Corpo de Bombeiros. O ato ocorreu na manhã deste domingo, no Posto 1 da orla, próximo a Plataforma Norte, onde a cadeira anfíbia ficará disponível durante toda a temporada. Agora as pessoas que são debilitadas fisicamente terão acesso ao mar através desse instrumento que, além de possuir rodas maiores para melhor mobilidade na areia, tem a capacidade de boiar.

O chefe do executivo municipal, Décio Góes, contou que sentiu muita emoção ao ver os cadeirantes tomando banho de mar. Ele pretende buscar recursos para ampliar o projeto. “A minha intenção é conseguir um carro através da Saúde para poder transportar as pessoas mais carentes que não têm condições de vir até a praia”, afirmou.

A cadeira ficará a disposição todos os dias das 8h às 20h. Para mais comodidade, é recomendável agendar com antecedência através do telefone 48-9616-4248 com o Cabo Romancini, responsável pela equipe do Corpo de Bombeiros que fará a supervisão dos usuários da Praia Acessível. O coordenador do Ação Mais, Marcelo Raupp disse que o objetivo do projeto é facilitar o acesso de cadeirantes, idosos e demais pessoas com necessidades físicas. Segundo ele a ação foi inspirada pelo cadeirante, João Pedro Goterra, de 62 anos.

O estudante Mateus Máximo Mendonça também é um dos beneficiados com a novidade. Ele comemorou seus 33 anos de vida completados hoje de uma maneira diferente. Foi o primeiro a inaugurar a cadeira anfíbia do Rincão e ainda foi homenageado pela equipe de guarda vidas dentro do mar, que cantaram parabéns enquanto ele tomava seu primeiro banho de mar depois de 10 anos em uma cadeira de rodas. “Para mim foi um presente de aniversário, eu achei que levaria um choque térmico depois de tanto tempo sem tomar banho de mar, foi uma sensação maravilhosa”, comemorou.