Balneário Rincão dá inicio a “Operação Areia”

Na véspera de natal, equipes da Secretaria de Obras e técnicos ambientais da prefeitura de Balneário Rincão iniciam os trabalhos para a remoção das dunas que estavam invadindo as casas da Rua H e Clésio Búrigo, na Zona Sul. A ação está sendo realizada com o apoio uma retroescavedeira – que retira a areia das ruas, restabelecendo o acesso as residências e com apoio de dois caminhões, levam para a beira-mar.

Os trabalhos, que tiveram início às 7 horas de hoje, estão sendo acompanhados por dois cinegrafistas e dois fotógrafos. Isso por que a remoção será monitorada pelo MPF, que receberá o levantamento das imagens no dia dez de janeiro.  

A remoção foi autorizada num acordo entre os municípios de Içara e Balneário Rincão, o Ministério Público Federal (MPF), com autorização judicial, concedida pelo juiz da 4ª Vara Federal de Criciúma Paulo Vieira Aveline em audiência realizada na semana passada. Conforme decisão do juiz, todo o trabalho de remoção deverá estar em conformidade com o plano técnico já apresentado pelo Município à Fatma. “As remoções posteriores ao dia 6 de janeiro dependerão de nova e prévia autorização do MPF, mediante novo projeto técnico”, esclareceu.