Em seis dias, Patrulha do Lixo recolhe mais de 130 toneladas

Mais de 130 toneladas de lixo foram recolhidas no Balneário Rincão nos últimos seis dias. A operação Patrulha do Lixo foi realizada com o auxílio da Administração Municipal, que disponibilizou três caminhões Caçamba da prefeitura para melhor atender a demanda desta época do ano, em que a população passa de 12 mil para quase 200 mil habitantes.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços do Município, Luis da Silveira, o contrato com a Retrans para a coleta de lixo do Rincão encerra no dia 31 deste mês e devido à falta de recursos da empresa destinados ao balneário a administração não tem interesse de renovar o convênio.

De acordo com Silveira o contrato vigente ainda é de responsabilidade do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Içara já que no início deste ano a administração interina autorizou a continuação do contrato por Içara. “A empresa responsável pela coleta deveria disponibilizar seis caminhões compactadores durante a alta temporada, já que em baixa temporada são utilizados dois caminhões”, acrescenta.

No entanto a Retrans só disponibilizou um veículo a mais. “A prefeitura de Balneário Rincão, vendo a situação emergencial do município, a qual a empresa responsável não está dando conta, disponibilizou os três caminhões Caçamba para minimizar as condições sanitárias”, afirmou o secretário.

Conforme informações da empresa Santec (Centro de Gerenciamento de Resíduos), responsável pela destinação final do lixo, das 130 toneladas recolhidas, mais de 20 foram com caminhões da prefeitura do balneário.