Reunião traça estratégias para o desenvolvimento econômico do Balneário Rincão

Representantes de entidades de classe, do comércio e da sociedade civil participaram na noite desta segunda-feira, 14, de mais uma reunião para definir os rumos do desenvolvimento econômico do Balneário Rincão. O prefeito municipal Décio Góes foi o articulador do encontro, que contou também com a participação de representantes do Sebrae e do Sicredi.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 20 pessoas no auditório Dona Noca, o líder do Executivo trouxe sugestões para serem adaptadas a partir da lei de Içara (número 2745, de 8 de setembro de 2009), que está sendo usada como base para a discussão. Entre elas, a definição de quem fará parte do conselho e quais atribuições esse grupo deve ter.

Entre os presentes ficou acertado que o conselho será composto por 10 pessoas. Cinco delas serão ligadas à Administração Municipal, sendo um representante do Gabinete, um da secretaria de Infraestrutura, um do Esporte e Cultura, um da Administração e Finanças e um do meio Ambiente, Pesca e Agricultura. Também compõem o conselho dois representantes da Associação Empresarial e Industrial de Balneário Rincão (Acibri), dois da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e um da Câmara de Vereadores.

Como forma de incentivar o comércio local, principalmente na época da baixa temporada, Décio sugeriu a criação de uma campanha publicitária de fidelização do cliente. Com anúncios em rádios, cartazes e folders, distribuídos em locais públicos, a intenção é mostrar que o comércio local está preparado e que tem os produtos para oferecer.

Ainda sobre a lei de incentivo e o conselho, o presidente da Acibri, Adroaldo Faraco, sugeriu aprofundamento. “A Lei de Içara me parece bem superficial, não entra em nenhum tipo de planejamento, e acredito que a nossa possa evoluir um pouco. A empresa vem, se beneficia de alguma lei, tem que ter um certo critério, por exemplo, a movimentação financeira ser aqui no município”, destacou.

Murilo Gelosa, coordenador regional do Sebrae Criciúma, lançou uma pergunta aos presentes: “Vocês precisam de um objetivo, aonde vocês querem chegar?”. Ele lembrou que o Sebrae pode atuar de diversas maneiras para auxiliar o município, entre elas realizar uma pesquisa com o cidadão para saber o que ele quer, para que o desenvolvimento econômico do município seja baseado nessa realidade.

A próxima reunião está marcada para o dia 31 de julho, às 19h, no auditório Dona Noca. Ainda no mês passado, o vereador Pedro Lino (PP) fez a indicação ao poder Executivo para a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Balneário Rincão, o que motivou o início das reuniões, que tem ocorrido periodicamente.