Prefeitura distribui caçambas para coleta de lixo em pontos estratégicos

A prefeitura do Balneário Rincão, em caráter emergencial, colocou a disposição da população seis caçambas de entulho em locais estratégico do município. O objetivo é, além de dar destino correto ao lixo, viabilizar uma segunda alternativa para o lixo produzido por moradores e veranistas. Foram colocadas três caçambas no acesso à Zona sul, duas na Av. Leoberto Leal, uma próximo a Plataforma Norte, uma próxima a beira mar, na Zona Sul, e uma no final da Zona Sul.

Nesta terça-feira, trabalhos também estão contando com nove caminhões e sete caçambas para recolher o lixo nas regiões da Zona Sul, Zona Norte, Lagoa dos Freitas e Moradas do Sol. “Nossa intenção é evitar que as pessoas depositem lixo em terrenos baldios e preservem a limpeza que promovemos no mutirão”, disse o prefeito.

Para a professora Fabiana Camatti, moradora de Criciúma, a alternativa tornou mais fácil a organização dos moradores. “É mais prático depositar o lixo nesses cascões. Nos outros anos não tínhamos locais para colocar e as pessoas acabavam jogando em qualquer lugar, tornando tudo uma bagunça. Agora separamos o lixo e tudo fica mais organizado”, disse a veranista.

Toda essa mobilização ocorre devido ao aumento de toneladas de lixo produzidas nesta época do ano. Em baixa temporada são recolhidas cerca de cinco toneladas por dia e em alta temporada esse número ultrapassa a marca de 50 toneladas diárias, exigindo um contato mais amplo.

Para dar continuidade ao recolhimento do lixo, a Administração Municipal já está providenciando um contrato emergencial com dispensa de licitação. O contrato irá garantir maior número de equipe e veículos para os próximos noventa dias, enquanto o processo de licitação é desenvolvido.

ECOPONTO:

A prefeitura solicita que os moradores, veranistas e visitantes do Balneário Rincão passem a separar o lixo em reciclável e orgânico – deixando o reciclável para colocar nos containers que serão distribuídos nos mesmos locais, a partir da próxima segunda feira , dia 6. O material doado será dividido entre as pessoas que trabalham como catadores, preparando o Programa de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, que será lançado em breve no Balneário Rincão.