Escolas e entidades garantem o sucesso da IV JuliFest

O trecho final da Avenida Leoberto Leal, no Balneário Rincão, ganhou um colorido, um aroma e um ritmo diferentes nesta sexta e sábado. Durante os dois dias, a IV JuliFest movimentou o Centro da cidade, mobilizou escolas e entidades e animou os rinconenses com uma ampla programação cultural e artística.

As estrelas da festa, que são as escolas, fizeram bonito este ano. O capricho na decoração, nos trajes dos colaboradores e na elaboração dos quitutes juninos deixou claro que a JuliFest é um evento querido por todos. “A presença da comunidade mostrou que a gente justificou a realização da festa, que resgata costumes, traços da nossa cultura açoriana com algumas danças, o Boi de Mamão, o artesanato. Foi um sucesso”, resumiu o prefeito municipal Décio Góes.

Uma das bancas que fez sucesso durante a festa foi a do Centro de Educação Infantil Cantinho do Rincão, de Urussanga Velha. Com a brincadeira Boca do Palhaço, o movimento na banca foi tão intenso que esgotou os 75 brindes para quem acertasse o alvo. A solução foi oferecer cachorro-quente como premiação, o que deixou a brincadeira mais saborosa. “Não esperávamos todo esse movimento, mas trabalhamos bastante, vendemos o bingo, enfeitamos a barraca, deu tudo certo e recebemos gente de todas as idades querendo brincar”, explicou a coordenadora pedagógica das escolas e C.E.I.s do município, Liene Silveira.

Na avaliação do diretor de Cultura do município, Reginaldo Vargas, as escolas e entidades se prepararam bem para o evento, estavam organizadas e capricharam nas guloseimas e brincadeiras. “O público ficou dentro do esperado, o tempo colaborou bastante, além de que a segurança privada e a Polícia Militar garantiram uma festa segura para todos. Foi tudo com clima de festa junina mesmo, muitas famílias e grupos de amigos”, destacou Reginaldo.

Outro ponto forte da festa foi o bingo, que sorteou seis bicicletas. As escolas foram as responsáveis pela brincadeira, e toda a renda arrecadada com a venda das cerca de 1,5 mil cartelas fica na instituição de ensino, para ser utilizada em benfeitorias.

Para a secretária de Educação Maria Canever, representa muito a comunidade ter abraçado a festa e marcado presença, pois demonstra o quanto a JuliFest já esta inserida no calendário de eventos da cidade. “A festa foi um sucesso, atingiu o nosso objetivo que era chamar as famílias, a população em geral, em uma atividade onde se resgata o espírito da festa e ajuda as escolas. Essa festa não é da Administração Municipal, mas de toda a população”, concluiu Maria.