Coleta de lixo terá novo sistema no Rincão

A coleta de lixo do Balneário Rincão ganhará sistema próprio, que implicará na reformulação da dinâmica dos serviços prestados. A definição foi amadurecida durante essa semana, após avaliação dos serviços de coleta que eram prestados pela antiga empresa terceirizada e que causou desconforto e descontentamento da população, principalmente na temporada de veraneio.

A proposta enviada para a Câmara de Vereadores – e aprovada pelos parlamentares em sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira – impõe que o serviço seja administrado pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) com os profissionais necessários para a formação de, inicialmente, três equipes. Cada uma será formada por um motorista e dois garis, mais o gestor do serviço e um auxiliar administrativo, conforme diálogo entre o Samae, Administração Municipal e Câmara de Vereadores, junto com o prefeito Décio Góes, no início da semana.

Para a viabilização do novo sistema, o PL aprovado também prevê a contratação de trabalhadores temporários para suprir a demanda do verão. Para completar, serão alugados dois caminhões com compactadores e reforçada para cinco na alta temporada.

Enquanto isso, Município segue com coleta emergencial

Com a situação de excepcionalidade vivenciada pelo Município desde que a empresa que prestava serviços teve o contrato suspenso, o Samae está realizando, desde a semana passada,  uma coleta mínima, com pessoal emprestado e caminhões improvisados  – situação que se pretende regularizar o mais rápido possível, com a adoção do novo sistema.

Segundo o Diretor Administrativo Financeiro, que está respondendo interinamente pela autarquia, Antônio Carlos Ghisi, a equipe está tentando seguir o roteiro de coleta realizado anteriormente, porém, a estrutura atual não conseguiu atender à demanda. “É um trabalho emergencial, com funcionários cedidos da Sceretaria de Obras, sem experi~encia nessa função. Então, algumas ruas podem ficar para trás”, explicou ele.