Balneário Rincão recebe grupo do Ver/Viver SUS

Desde segunda-feira, 21, o Balneário Rincão recebe um grupo de oito estudantes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), participantes do programa Ver/Viver SUS (Vivências e Experiências na Realidade do SUS da Região Carbonífera de Santa Catarina).

Cinco estudantes dos cursos dos cursos de Nutrição, Psicologia, Educação Física, Biomedicina e Farmácia, e três residentes, dois em Educação Física e um em Enfermagem, formam o grupo que está no Balneário Rincão, sob a orientação da tutora do grupo, Ivanir Tomé, que além de professora na Unesc é enfermeira e assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante o encontro da noite desta quinta-feira, 24, o grupo se reuniu também com integrantes do Conselho Municipal de Saúde e com o representante do Legislativo, o vereador João Picollo. Na ocasião, a secretária da Saúde Maria Tereza Zanini destacou que está é a segunda vez que o município abre as portas para receber o projeto Ver/Viver SUS. Eles participaram de uma dinãmica de grupo, e discutiram a situação social do municipio.

Além do Balneário Rincão, outros grupos dos alunos da Unesc passaram a semana nas cidades vizinhas de Içara, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Urussanga, Forquilhinha, Nova Veneza, Criciúma e Siderópolis. Eles tiveram contato com profissionais, práticas e pacientes, vivenciando o cotidiano do trabalho na saúde coletiva, conhecendo os Planos Municipais de Saúde e o perfil epidemiológico de cada cidade.

Na manhã desta sexta-feira, 25, o grupo do Balneário Rincão encerra os trabalhos, com uma feira na Academia da Saúde. Das 9h às 12h, os alunos farão atendimentos e teste rápidos de Hepatite, Sífilis, HIV, de stress e depressão, além de orientação à população e brincadeiras com as crianças.

No final do programa, os alunos farão um relatório que dará origem a um artigo acadêmico, que será apresentado na Unesc em agosto deste ano, e devolvido para os municípios participantes. Nesse estudo, os alunos trarão sugestões de melhorias e práticas que podem ser implantadas conforme a realidade de cada cidade.