Balneário Rincão na Campanha de Vacinação contra Hepatite B

As cinco Unidades de Saúde do Balneário Rincão estarão abertas neste sábado, 26, durante todo o dia, ofertando teste rápido de Hepatites e vacinação contra a Hepatite B. Os postos localizados no Centro, Pedreiras, Barra Velha, Zona Sul e Lagoa dos Freitas estarão abertos para a realização da campanha de vacinação, que ocorrerá em todo o Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Saúde.

O objetivo da ação é intensificar o combate a essa doença, considerada silenciosa, e que provoca cirrose e câncer do fígado. Somente no ano passado foram registrados mais de 1,4 mil casos no Estado de Santa Catarina, com 514 mortes decorrentes de doenças provocadas pela hepatite.

Para as crianças a partir do primeiro ano de idade e jovens e adultos até 49 anos, a vacinação é feita em três doses, com um intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose. Pessoas dos seguintes grupos vulneráveis também devem tomar a vacina, independente da idade: gestantes, manicures e pedicures, profissionais do sexo, militares, profissionais de saúde, caminhoneiros, usuários de drogas, pessoas que mantenham relações homossexuais, coletores de lixo e tatuadores.

Nas crianças menores de um ano, o calendário básico de vacinação indica uma dose da vacina contra hepatite B ao nascer, sendo que o esquema vacinal é completado com três doses da vacina pentavalente (aos dois, quatro e seis meses), que além de proteger contra hepatite B, previne contra difteria, tétano, coqueluche e meningite causada pelo Haemophilus.

A Campanha de Vacinação contra a Hepatite B vai até 1º de agosto, e faz parte da Mobilização Estadual contra as Hepatites Virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado no dia 28 de julho. A campanha inicia-se com o “Dia D”, em que os postos de saúde ficarão abertos das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço.