Merendeiras recebem capacitação no Balneário Rincão

Enquanto os alunos da rede municipal do Balneário Rincão aproveitam as férias escolares, quem vai para a sala de aula são as merendeiras. Durante todo o dia, 17 profissionais das escolas e Centros de Educação Infantis do município participam de uma capacitação oferecida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Administração Municipal e a Secretaria de Educação.

O prefeito Décio Góes, a secretária de Educação Maria Canever, a procuradora Angélica Zenato e o secretário de Administração e Finanças Valberto Berkenbrock participaram do almoço, que foi bastante elogiado. “Essa é uma ação importante, as serventes e merendeiras, assim como todos que trabalham nas escolas, são responsáveis pela educação das crianças, e nesse caso, é a chance de educar para uma alimentação mais saudável”, explicou Décio.

A programação começou com uma palestra sobre os alimentos frescos e como eles podem ser incorporados na merenda escolar, com a extensionista da Epagri regional Criciúma, Maristela Scarabelot. Melhor aproveitamento de frutas e legumes, separação do lixo orgânico para adubo e valorização do produto local estão entre os objetivos da capacitação, segundo a extensionista da Epagri Içara, Elli Verza Alberton.

Ainda segundo Elli, é importante despertar a atenção das profissionais da merenda escolar para o aproveitamento dos alimentos, cascas, talos e folhas. “Por lei, 30% do que é servido na merenda escolar tem que vir de produtores locais, e o Balneário Rincão além de cumprir com isso também quer destacar a importância desse alimento tanto para o aluno, com um produto mais fresco, quanto para o produtor local, já que desenvolve a agricultura do município”, explicou.

As merendeiras produziram 10 receitas diferentes, sob a orientação da extensionista Vanessa Ferreira do Nascimento, da Epagri Morro da Fumaça. Entre elas, o minestrone, que é uma minestra enriquecida com hortaliças, um creme de aipim e um suflê de chuchu. A turma foi acompanhada de perto pela nutricionista de alimentação escolar do município, Angela Cristina Rossa Courinos.

Para a merendeira Alessandra Goudinho, do CEI Sonho Infantil, o dia de aulas práticas e teóricas foi muito proveitoso. “A gente nunca sabe tudo, e às vezes na correria não vai em busca de novas receitas. Mesmo assim, já trabalhamos com a farinha integral, algumas receitas com casca de frutas, com talos, mas hoje vamos aprender ainda mais”, comentou.