Semana para discutir o Projeto Orla na Barra Velha

A comunidade da Barra Velha recebe esta semana as oficinas do Projeto Orla. Na tarde desta segunda-feira, 28, cerca de 20 pessoas participaram do encontro, no Centro Comunitário do bairro, e definiram ações e estratégias para a orla do município.

A área em discussão, e que pautará as reunião desta terça e quarta-feira, é o Setor 01. O grupo reviu todos os problemas em relação ao trecho, já levantados em outros encontros, e discutiu soluções e caminhos concretos para cada tópico.

Na avaliação do geólogo Pedro Nasser, que comanda as oficinas desde o início, é importante a participação dos moradores, que conhecem a realidade local e podem acrescentar informações determinantes ao projeto. “Agora é o momento de definir o que tem que fazer e quem tem que fazer. Esse é um trecho muito importante”, explicou Pedro durante a reunião desta segunda.

A circulação de veículos na orla, o surf e a pesca foram pontos bastante comentados. O vereador e presidente da Colônia de Pesca Z-33, João Picollo, falou sobre as áreas de pesca, que estão cada vez mais delimitadas. Para o presidente da Associação Sul Catarinense de Surf, Rafael Aguiar, é importante a criação de sistemas para o melhor convívio entre usuários da orla, pescadores e surfistas.

A coordenadora de projetos especiais da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Adelina Cristina Pinto, também participou da reunião, e trouxe informações importantes para acrescentar ao projeto. O objetivo principal desse estudo é disciplinar o uso e a ocupação da orla, garantindo a preservação do ambiente e o acesso a áreas comuns de uso da população.

O Projeto Orla é desenvolvido pela Administração Municipal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).