Grupo de gestantes recebe auxílio de nutricionista no Balneário Rincão

O grupo de gestantes atendido na Unidade de Saúde de Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, recebeu a visita de uma nutricionista na tarde desta quarta-feira, 6. Tamy Colonetti, nutricionista da Secretaria de Saúde do município, conversou com o grupo sobre alimentação saudável, qual a importância da boa nutrição para o desenvolvimento do bebê e cuidados que as mães devem ter para evitar doenças como anemia, diabetes ou hipertensão. O grupo de atenção à gestante é mais uma das ações da Administração Municipal com foco na saúde preventiva, uma das diretrizes dessa gestão.

A secretária de Saúde Maria Teresa Zanini explica que as cinco unidades de saúde do município possuem grupos de gestantes e, a partir de uma parceria com a Associação de Mulheres Voluntárias do Balneário Rincão Norte, as mamães concorrem ao sorteio de um enxoval completo. “Também já fizemos book de fotos com elas e em todos os encontros elas levam brindes para casa. Nossa equipe multidisciplinar trata de questões relacionadas à gestação, e cada encontro recebe um profissional diferente”, destaca a secretária.

O encontro acontece uma vez por mês, quando diferentes profissionais da saúde participam das reuniões para trocar informações e esclarecer dúvidas. Segundo a enfermeira que coordena o grupo, Silézia Guimarães Da Ré, as participantes têm demonstrado cada vez mais interesse no conteúdo das discussões. “A aceitação está sendo muito boa, hoje temos 13 inscritas. Elas participam bastante, perguntam, e nós estimulamos que elas nos procurem para tirar qualquer dúvida”, explica a enfermeira.

A gestante Alexandra Rodrigues da Rosa, de 33 anos, é uma das participantes mais assíduas. Embora não seja mamãe de primeira viagem, ela aproveita as reuniões para trocar experiências com as demais participantes. “É bom para relembrar alguns detalhes, algumas dúvidas, a gente vai se conhecendo cada dia mais, trocando ideias sobre momentos que uma passou e a outra não”, comenta Alexandra.