Auxiliares de sala de aula do Balneário Rincão participam de capacitação

Auxiliares de sala de aula da rede pública de ensino do Balneário Rincão participaram de uma capacitação nesta quinta-feira, 7. Eles receberam instruções de como tratar a inclusão dos alunos especiais em sala de aula, as práticas corretas e de que maneira o Atendimento Educacional Especializado (AEE) pode auxiliar esses educadores.

O objetivo da capacitação é ampliar o conhecimento dos auxiliares na área de atendimento ao aluno com necessidades especiais, já que estes precisam de uma atenção personalizada. “Trabalhar com um olhar de inclusão e de atendimento especial é fazer com que o processo de ensino ocorra normalmente, e é preciso envolver todos os atores para atingir o objetivo que é desenvolver as potencialidades dos educandos”, explica a secretária de Educação Maria Canever.

O coordenador do AEE, José Adair Mello, juntamente com a professora Elisângela Faet Lopes, disponibilizaram essa capacitação para discutir o processo de inclusão em sala de aula, e como trabalhar esse aluno para que ele tenha sucesso no aprendizado. Durante o dia, os auxiliares tiveram palestra com a equipe técnica da Secretaria de Educação: psicopedagoga, psicóloga e fonoaudióloga. Esses profissionais darão suporte ao trabalho da sala da AEE.

A inclusão e o atendimento qualificado aos alunos especiais é um tema importante, e que deve fazer parte do dia a dia das instituições de ensino. “A comunidade precisa entender o que é um atendimento diferenciado e que procedimentos podem ser feitos em sala de aula. Como toda a criança tem o direito de aprender, queremos que todos possam fazer parte do aprendizado, com as mesmas oportunidades”, explicou o coordenador.