Parceria Internacional reconhece escola do Balneário Rincão

Iniciativas sociais e ecológicas realizadas durante o semestre por alunos da Escola Amélia de Souza Silva, de Barra Velha, renderam o prêmio “Escola Criativa”, que leva o mesmo nome do projeto – com modelo trazido da Universidade de Barcelona (Espanha) – realizado no Município há um ano.

O reconhecimento foi consagrado na tarde deste sábado, no Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), em Orleans/SC. O prêmio é oferecido pela própria instituição de graduação e tem como objetivo a interação da escola com a comunidade em busca de práticas que melhorem os contextos social e ambiental. “Fazer parte de uma parceria internacional e ser reconhecido já no primeiro ano é uma alegria muito grande para o nosso Município. Mostra que todo o nosso esforço por uma educação de qualidade vem dando certo”, considera, orgulhoso, o prefeito Décio Góes.

A escola de Barra Velha foi premiada como “escola destaque”, através do projeto “Lixo Zero”, que incluiu atividades sócioecológicas voltadas para a comunidade. No desenvolvimento prático, alunos e professores inseriram boas práticas de ecosoluções, começando de casa. “Com base nas ideias e experiências realizadas em aula, como a demonstração da biodegradação natural de materiais que poderiam ser reciclados, fomentou-se naturalmente a vontade nos alunos de participar da empreitada. Já de início eles realizaram a coleta de material reciclável em suas próprias casas como também na vizinhança, tudo mediante a uma campanha criativa de conscientização do tema a partir de panfletos instrutivos e cartazes produzidos pelas crianças”, explica a coordenadora pedagógica Liene Silveira.

Durante a entrega oficial do prêmio, estavam os representantes de todas as escolas da região que participam do projeto, junto a equipe do novo Município.  No início do evento foram apresentados vídeos com conteúdo do desenvolver do projeto no primeiro semestre e, na sequência, uma discussão em mesa redonda sobre as conquistas do projeto em suas várias escolas e comunidades contempladas. O bate-papo foi finalizado com discussões sobre novas ideias para projeto.

Para a Secretária da Educação do município, Maria Canever,  o objetivo foi trabalhar nas crianças de forma integral não somente os conhecimentos específicos e científicos, mas as habilidades sociais. “Somente juntos podemos começar a construir uma nova história para o município e precisamos que nossas crianças sáibam de nossos pontos fortes como uma cidade, desenvolvendo de forma criativa a real melhora da educação, incentivando sempre elas a fazerem junto a sociedade em que querem viver”, disse a secretária.