Balneário Rincão participa de encontro da Defesa Civil

Com o objetivo de discutir planos e políticas de prevenção a catástrofes naturais, foi realizado essa semana o 1º Colóquio de Proteção e Defesa Civil, no auditório da SDR – Criciúma. O prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, participou do encontro, na companhia do Diretor de Infraestrutura e Serviços Públicos Róger Guimarães e do assessor Edson Cechinel.

O prefeito Décio Góes fez parte da mesa de abertura dos trabalhos representando os municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Décio parabenizou a organização pela iniciativa do evento, que busca criar uma cultura de prevenção. O líder municipal agradeceu todos os representantes dos municípios, voluntários e os órgãos da segurança pública que tomam a frente da Defesa Civil, e disse que o Balneário Rincão, como o município mais novo do extremo sul, está disposto a aprender como se faz proteção civil com as demais cidades vizinhas.

Para o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, é de extrema importância ter planos de prevenção, já que os fenômenos naturais estão cada vez mais comuns. “O desafio é saber conviver com esses fenômenos e estar preparado para quando acontecerem”, reforçou.

A coordenadora de Defesa Civil de Criciúma, Angela Melo, salienta que a integração entre os municípios, o estado e população em geral é fundamental. “Nossa região enfrenta situações adversas como cheias, furacões, tornados, mas também fortes períodos de secas. Ocorrências opostas que pedem uma preparação maior, e isso depende de todos”, salientou.

O senador Casildo Maldaner participou do evento e, para ele, o texto da Lei nº 12.608/2012, sancionada em abril de 2012 pela presidente Dilma Rousseff, trouxe avanços essenciais na proteção de vidas e prevenção de catástrofes. “Estabeleceu-se, inclusive, diretrizes de ocupação de solo urbano a serem cumpridas pelos municípios e também foi criado um sistema de informação e monitoramento de desastres”, destacou.