Escolas do Balneário Rincão resgatam folclore

Começou nesta segunda-feira, 18, a Semana do Folclore Brasileiro nas escolas do Balneário Rincão. A iniciativa é devido ao Dia Nacional do Folclore, que será comemorado em 22 de agosto. A Escola Melchíades Bonifácio Espíndola tem como projeto para a semana uma série de apresentações itinerantes, a serem feitas em outras escolas do Rincão. Na tarde de hoje, foi a vez da escola Arroio Rincão visitar a Melchíades, para assistir o espetáculo do Boi de Mamão, como também a dança do Caribó, ambos ensaiados e encenados por alunos da própria escola. O projeto tem como ideal recuperar o senso cultural nos alunos do município.

Segundo a coordenadora pedagógica do Balneário Rincão, Liene Silveira, além da importância para a cultura das crianças, o projeto tem como uma das prioridades a interação entre escolas e a sociabilidade das crianças, o que explica a vinda da escola Arroio até o Melchíades. “O objetivo é mesmo a interação da turma da escola Arroio, pois eles podem ser nossos alunos na Melchíades no ano que vem. Estamos tentando evitar uma evasão dos alunos do município para escolas de cidades vizinhas à nossa, queremos mostrar a eles que estudar aqui é bom também”, diz Liene.

Segundo o diretor pedagógico do Melchíades, Méricles Rossa, a intenção é planejar muitas semanas temáticas como esta. “Estas semanas temáticas servem para recuperar o conhecimento e a cultura perdidas com o tempo, isto ajuda para um melhorar didático nas escolas, e é fundamental para nós contarmos com os pais e professores”, conta o diretor.

Mas quem mais se diverte e aprende com o projeto são mesmo os alunos, como o pequeno Antônio Carlos, que viveu o papel do toureiro do Boi de Mamão. “Acho bacana esses eventos culturais da escola, isso é algo que não quero perder, meu pai foi “toureiro do boi” também quando era criança, queria mais desses eventos por aqui”, revelou o garoto.

A programação não para por ai. A dança do Boi de Mamão da Melchíades estará amanhã na escola Amélia de Souza Silva, da Barra Velha, pela manhã. Na parte da tarde é a vez dos alunos da José Réus, na Lagoa dos Freitas, brincarem com o Boi. Finalizando a semana do folclore na quarta-feira, o projeto devolve a visita à escola Arroio Rincão, juntamente com o Centro de Educação Infantil Peixinho Dourado (C.E.I.).

Colaboração e fotos: Eduardo Muñoz