Futsal feminino da Escola Integradora participa de torneio

O futsal feminino do Balneário Rincão, através da Escola Integradora, se prepara para participar de seu primeiro torneio como equipe. Os jogos serão neste sábado e domingo, 23 e 24 de agosto, em Içara, na Sociedade Esportiva e Recreativa do bairro Liri (S.E.R. Liri), a partir das 15h. O evento será aberto ao público e com entrada franca. Dentro da disputa estão sete equipes de todo o Estado e uma do Rio Grande do Sul.

A competição tem como objetivo estimular a prática do esporte entre as mulheres, como também a integração de todas as participantes. Está é a primeira competição a ser disputada pelo também primeiro time feminino do município. O grupo de 15 mulheres, entre 19 e 30 anos de idade, vem treinando junto desde outubro do ano passado, através do Projeto Escola Integradora, coordenado por Luis Fernando Cardoso Sabino. “É de extrema importância para essas meninas este tipo de projeto, nós não possuíamos no Rincão muitas oportunidades para as mulheres na prática do esporte, porém agora elas possuem o total apoio e a atenção devida para um melhor desempenho físico e educacional”, afirmou o coordenador. O projeto visa ainda a possível criação da categoria feminina na competição do Praião neste verão.

A pressão de ser iniciante em uma competição não parece preocupar as meninas do futsal. “Estamos treinando juntas todo o sábado, mas ainda não temos muita experiência, minha expectativa é fazer uma boa participação e aprender bastante, adoro este projeto porque percebo o compromisso da prefeitura conosco, tudo novo, bola e uniformes, além do mais a maior vitória é estarmos indo para uma competição de um esporte que até então era algo somente pensado para homens”, explica Marisa da Silva, atleta do time.

“A prática do esporte para essas mulheres não é somente de caráter competitivo, muitas começaram a participar por ser uma ótima fonte de exercício, pois os treinos são ministrados de forma séria e elaborada”, disse Guilherme Pizzolo, treinador do time que disputará a competição pelo Balneário Rincão.

Para as moradoras do Balneário Rincão que se interessarem pela iniciativa e quiserem participar, basta comparecer ao ginásio de esportes da Escola Escola Melchíades Bonifácio Espíndola, aos sábados, a partir das 16h, munidas da seguinte documentação para cadastro: carteira de identidade, certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4.