Museu do Balneário Rincão quer resgatar história do município

Se recordar é viver, o Museu de Arqueologia Igreja Nossa Senhora dos Navegantes do Balneário Rincão vive um momento de recuperação da identidade do município. A partir do projeto “Mesma Paisagem, Novos Olhares”, contemplado pelo edital Elisabete Anderle de estímulo à cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o município trabalha no mapeamento dos bens culturais e históricos locais, como relatos, fotografias, artesanato histórico e rupestre, costumes típicos, práticas de benzedura, culinária e conhecimentos populares em geral.  

 “Uma cidade tem que tem que ter um passado, esse resgate cultural não só serve para conhecermos mais nós mesmos, mas para nos organizarmos melhor também como cidade turística, a partir dos registros pode-se determinar onde serão instalados nossos pontos de visitação escolar e turísticos, e com isso futuramente nos será possível captar mais recursos para área”, revela Reginaldo Vargas, diretor de Cultura do Balneário Rincão.

 Todo o material coletado durante a realização do projeto será arquivado e inventariado no próprio museu, a fim de que sejam produzidos materiais didáticos da informação coletada. Esse trabalho será repassado aos professores do município através de cursos de capacitação, o que futuramente resultará no ensino do histórico municipal para as crianças. O projeto é coordenado pelas historiadoras Elisangela Machieski e Luana Mendes, que contam com o auxílio de dois estagiários de história, Cleberson do Nascimento e Clarice Evaristo, na coleta dos dados. “A importância do projeto paras os habitantes daqui é fundamental, pois com o recuperar da história vem a sensação de identidade com o novo município”, disse Elisangela Machieski, coordenadora do projeto e historiadora do museu arqueológico.

 A população local também pode colaborar com o registro dessas informações no próprio museu, junto à igreja de Nossa Senhora Dos Navegantes que fica na Rua Florianópolis, centro. Os interessados podem colaborar com a coleta de testemunho oral histórico, ou ainda através do compartilhamento de fotos ou documentos antigos, não sendo necessária a doação do material. Para mais informações, os telefones do museu são (48) 3468.5104 ou (48) 9948.4010.