Balneário Rincão sedia reunião da Encantos do Sul

O Balneário Rincão recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, representantes dos municípios que fazem parte da Estância de Governança Encantos do Sul. A reunião sobre turismo regional tratou de temas diversos e contou com a participação de Capivari de Baixo, Jaguaruna, Gravatal, Morro da Fumaça, Forquilhinha, Criciúma, Içara, Cocal do Sul, Garopaba, Lauro Müller e Imbituba.

Durante a abertura do encontro, o prefeito Décio Góes destacou que apesar do município ser bastante reconhecido pelo veraneio, é preciso ampliar o leque de atuação, e gerar receita a partir do turismo durante o ano inteiro. “Em uma cidade repleta de Áreas de Preservação Permanente, o turismo é a saída para a economia local. Temos que desenvolver e reforçar o nosso turismo, e contamos com a colaboração de todos vocês”, acrescentou Décio.

O presidente da Estância de Governança Encantos do Sul, Adilson Silvestre, lembrou que o turista que vem ao Balneário Rincão também quer conhecer outros locais, e a parceria com as cidades vizinhas vai funcionar para que esse turista fique mais dias na região. “Temos que saber explorar nossas belezas, o nosso desejo é que o turismo possa despontar na região. Depois de conhecer o trabalho de outros locais, reforçou ainda mais a minha convicção de que a união faz a força quando se trata de turismo regional”, destacou Silvestre.

Entre os temas tratados durante o encontro, a direção da estância destacou a mudança da sede da entidade de Tubarão para Imbituba, além da necessidade de uma agenda de visitas para solicitar apoio aos prefeitos dos municípios participantes. O site da estância também deve passar por mudanças, com materiais novos e atualizados sobre os municípios. O turismo ferroviário também foi debatido, com a troca de experiências e a consulta técnica de dois profissionais presentes na reunião.

O diretor do Departamento de Turismo do Balneário Rincão, Carlos Rosso Neto, aproveitou o encontro para selar um compromisso com os presentes. Ele explicou que a Lagoa de Urussanga Velha foi assoreada pela exploração do carvão durante anos em toda a região e, dessa maneira, o problema passou a ser de todos, e não somente do Balneário Rincão. A diretoria da Encantos apoiou o pedido do município em considerar o desassoreamento um problema regional.