História do Rincão – Maria de Fátima Pavei

Balneário Rincão entrou em processo de emancipação, sendo aprovada em plebiscito com 53,20 % dos votos, o município foi criado e limitado com a Lei estadual nº 12.668 de 3 de outubro de 2003, sancionada pelo governador Luiz Henrique da Silveira, porém com a falta de legislação, a criação do município foi impedida.

Com a promulgação da PEC dos municípios, Balneário Rincão teve o direito de realizar eleições em 2012 e se tornou município.  A primeira casa construída foi em 1560,  a Casa da Nação, próxima a extinta Lagoa dos Papagaios. Em toda a costa, próximo ao mar era comum encontrar essas casas, e a maioria era construida pelos escravos, com pedras e óleo extraido das baleias. Era o local adequado para pernoitar os viajantes do mar.

A primeira casa de telhado com telhas de barro foi construida por Aparício João Lima Suas lagoas, praias e areia branca amanhecem sorrindo num canto de mar. As mais belas histórias do Balneário Rincão se escondem no Livro “ Além dos Trilhos do Trem – 1961-2011 – 50 Anos de Emancipação Política de Içara”, no qual consta várias informações sobre esta praia querida. O acervo do Museu da cidade é composto por material arqueológico coletado em acampamentos e aldeias de povos que habitaram a região há milhares de anos atrás.

Povos ceramistas que habitavam o litoral que além da pesca e caça, viviam do cultivo do milho e da mandioca. Datam de 400 a 4000 anos. Todo acervo está disposto em expositores em madeira com proteção de vidro: Materiais de caça, urnas funerárias, vasos cerâmicos, restos alimentares, dois sepultamentos, posters das escavações e outros objetos doados pelos nativos de descendência açoriana e indígena.

Quem quer viver belos momentos visite o Rincão, deliciando-se dos frutos do mar  e dormindo próximo ao mar. No Balneário Rincão, destacam-se a Festa da Tainha no mês de junho ou julho e o carnaval em fevereiro. Com suas belas paisagens naturais, atrai durante a temporada de verão, dezembro a março, cerca de 10000 veranistas.

Tem seus hotéis, pousadas e campings. Há deliciosos frutos do mar servidos em restaurantes, lanchonetes e bares. Há vendas de produtos da região feitas pelos artesões da localidade. O Balneário Rincão possui mais de 15 mil habitantes. Sua população chega a 160 mil pessoas no verão. Localizado no Sul Catarinense, a 186 km de Florianópolis, capital do Estado.   Uma manifestação de seus moradores é a sensibilidade para com os visitantes e filhos da natureza. Balneário Rincão possui 13 km de orla marítima, com duas Plataformas de pesca e seis lagoas de água doce.

O “Mirante da Caixa D’Água” é considerado um dos cartões postais da cidade. Seus administradores estão impelidos por um nobre sentimento, que estimula o ideal de transformar a cidade Rincoense, numa constituição de encantamento para os visitantes ou para aqueles que aqui residem. Os ilustres moradores de verão tornaram-se entre os moradores uma brilhante carícia turística,  na busca de novas idéias para embelezar a cidade e ser feliz.