Outubro Rosa toma conta das ruas de Balneário Rincão

Desde o começo de outubro, as instituições públicas e privadas do país estão vestindo o rosa. O motivo é a campanha “Outubro Rosa”, ideia que frisa a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, como também a manutenção da saúde da mulher. No Balneário Rincão, a campanha está a todo vapor, e todas as unidades de saúde do município estão decoradas e seus funcionários devidamente uniformizados na cor rosa, fazendo referência ao projeto.

Camisetas, balões, cartazes e fitas rosa, agora fazem parte do dia a dia dos profissionais da saúde. Durante todo o mês, as unidades de Saúde de Balneário Rincão estarão oferecendo atendimento especial às mulheres, e serão oferecidos serviços voltados à saúde feminina como mamografias, pré-natal, consultas ginecológicas, requisições de exames, teste de glicemia, verificação de pressão, entre outros. As mulheres que fizerem suas mamografias neste período serão presenteadas pela Secretaria da Saúde com um brinde especial da campanha.

O evento diferencial da programação acontece no dia 24 de outubro, a partir das 14h30min, no Rincão Praia Clube. O encontro terá uma palestra ministrada por Emília Bragança Gyrão, abordando temas como sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. Durante o evento, os presentes poderão fazer seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), basta levar os documentos pessoais. Haverá ainda cortes de cabelo, sorteio de brindes e um coquetel oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde para as mulheres do Balneário Rincão, em comemoração ao Outubro Rosa.

As árvores ao longo da Avenida Leoberto Leal passarão este mês com um adereço a mais, laços cor-de-rosa foram amarrados em todas elas, para manter a população dentro do espírito da luta contra o câncer de mama. Já o Museu Arqueológico do Balneário Rincão, com sua iluminação especial, lembra a todos a importância da prevenção: durante todas as noites do mês de outubro, o museu ficará iluminado somente com a cor rosa. A ideia partiu de uma conversa entre a coordenadora do museu, Elisângela Machieski e o prefeito Décio Góes, que ressaltou a importância de atividades como esta acontecerem com a colaboração dos serviços públicos, além da necessidade de toda sociedade participar, não somente as mulheres, afinal o “Novembro Azul”  está quase chegando, e vai levar a mesma filosofia de cuidado com a saúde para os homens.

“A campanha chama atenção para os exames de prevenção que a mulher deve e tem o direito de fazer. Para a saúde de Balneário Rincão um dos pilares é o programa de saúde preventiva, que vem de encontro com essa ideia nacional. Estas campanhas são necessárias para conscientização de todos, não podemos deixar os homens se esquecerem de que mês que vem é a vez deles também”, explica o prefeito do Rincão, Décio Góes.