Projeto Golfinho forma seis turmas no Rincão

Um dos projetos que tem chamado mais atenção no Balneário Rincão é o projeto Golfinho. Somente nesta temporada de verão já foram formadas seis turmas, com 244 crianças recebendo a diplomação de participação. Até o fim do verão, ainda serão ministradas aulas para mais crianças, com duas aulas por fim de semana.

Uma das aulas que teve um diferencial foi na Lagoa do Jacaré. O local não tem salva vidas e é proibido para banho, mas como muitas pessoas se arriscam, e um afogamento foi registrado neste ano, a coordenação do projeto reuniu os alunos e fez a aula na beira da lagoa. O conteúdo deste dia foi todo voltado para orientação do perigo de tomar banho em local que não tem guarda vidas.

Ainda neste fim de semana, mais uma aula foi realizada à beira mar, com os orientadores passando os perigos enfrentados no mar. Este é o sétimo ano que o projeto é desenvolvido em Balneário Rincão. O Golfinho tem como objetivo trabalhar com as crianças na orientação e conscientização dos perigos relacionados à orla marítima e também aos banhos de mar. “Um ponto importante é que buscamos desenvolver de forma lúdica, sempre brincando com as crianças. Assim elas conseguem assimilar melhor”, explica o sargento Lindomar Romancini.

Meio ambiente

O projeto Golfinho também trabalha junto das crianças a importância da proteção do meio ambiente, pois muitas delas passam a temporada de verão na praia e precisam saber que é preciso preservar e manter o local limpo. “Também trabalhamos o fato de as crianças focar em um local, quando chega na praia, que é para não se perder, quando se afastam um pouco dos pais”, destaca Romancini. Para atrair crianças que queiram participar, a divulgação é realizada através da mídia e também na orla, pois muitos comparecem somente no fim de semana.