Retomadas as reuniões do Projeto Orla

As reuniões do Projeto Orla, no Balneário Rincão, recomeçaram na tarde desta terça-feira, 15. Os encontros dessa semana serão realizados das 14h às 19h. As reuniões têm continuidade nesta quarta-feira, 16, e na quinta, 17, no mesmo horário.

O objetivo do Projeto Orla é disciplinar o uso e a ocupação da orla, garantindo a preservação do meio ambiente e o acesso a áreas comuns de uso da população. Cerca de 20 pessoas participaram da oficina desta terça, comandada pelo geólogo Pedro Nasser, que trabalha há 10 anos com licenciamento ambiental. Os encontros dessa semana ocorrem na sede Colônia de Pesca Z-33.

Na reunião desta quarta, o prefeito Décio Góes participou da oficina, e aproveitou a oportunidade para destacar dois pontos importantes em relação à Orla do município. “Precisamos pensar a regularização fundiária das construções em área de Marinha, e também das duas plataformas”, comentou Décio, que sugeriu a criação de grupos de trabalho para propor uma solução para essas questões.

Nas oficinas da semana o grupo inicia a conclusão de alguns pontos do projeto. Entre eles, será feita a revisão e complementação de alguns trabalhos já vistos, com foco nas atividades geradoras, efeitos e impactos associados a cada problema levantado. Também serão realizadas formulações de cenários para Orla de acordo com cada trecho demarcado, além da construção do quadro de ações e medidas estratégicas determinando as linhas de ação.

Segundo a coordenadora do projeto, Adiana Garlini, nessa etapa de oficinas participam dos encontros os representantes de entidades do município, com foco no debate sobre a situação atual da Orla. A ideia do projeto é proporcionar um crescimento ordenado e sem agredir o meio ambiente.

O Projeto Orla é desenvolvido pela Administração Municipal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Estado do Planejamento (SPG) e Secretaria do Patrimônio da União (SPU).