No Dia do Estudante, Educação do Balneário Rincão celebra avanços

O Dia do Estudante, comemorado nesta segunda-feira, 11, em todo o país, é uma data especial para educadores e alunos, e mais ainda para as escolas e projetos educacionais desenvolvidos no Balneário Rincão. A Rede Municipal, composta por mil alunos, é também uma rede de estímulo à cultura, ao esporte e ao lazer, e abrange inúmeros projetos.

Para o prefeito Décio Góes, a educação é primordial para o desenvolvimento do novo município e tem ligação direta com o aumento da qualidade de vida da população. “Estamos qualificando as escolas de ensino regular, oferecendo atividades sadias, estimulando o ensino profissionalizante e buscando despertar o jovem para a importância do estudo, para que ele possa descobrir suas potencialidades”, explicou Décio.

Um dos projetos do município é o Escola Integradora, que oferece a prática de atividades diversas no contraturno escolar. Apesar de o projeto ser da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, ele atende os alunos tanto da rede municipal quanto estadual, oportunizando atividades saudáveis quando o aluno está fora da sala de aula.

O pequeno Erick Felipe da Costa, de 11 anos, pratica aulas de futebol de campo através do projeto Tigrinhos, do Escola Integradora. Aluno da Escola José Reus, da Lagoa dos Freitas, ele sabe que a disciplina aprendida através do esporte deve ser levada para a vida e aplicada tanto em casa quanto em sala de aula. “O professor até diz pra gente que se não tiver nota boa, não pode jogar”, conta o aluno do 5º ano.

Outro projeto que envolve alunos e professores é o Escola Criativa, uma proposta eco formadora que traz para a sala de aula aprendizados sobre o meio ambiente e convívio com a comunidade, de maneira prática e incorporada ao dia a dia. O aluno Willians Rodrigues, de 6 anos, levou para casa alguns ensinamentos que adquiriu após o plantio de horta da Escola Arroio Rincão. “Em casa eu sempre molho as plantinhas”, resumiu o aluno do 1° ano.

Além dos projetos pedagógicos do município, a secretária de educação Maria Canever lembra ainda da infraestrutura oferecida, com a construção de novas escolas, a oferta de transporte escolar gratuito, o investimento em educação infantil e ainda as aulas do EJA, SEJA, e Pronatec, que oportunizam educação a jovens e adultos. “Nosso primeiro desafio foi envolver a população no processo de educação. Trabalhamos o pertencimento da escola dentro da comunidade onde ela está inserida. Nossos estudantes estão de parabéns, tanta gente estudando, em todas as idades”, concluiu Maria.

A rede municipal atende hoje mil alunos, 400 a mais do que o último censo escolar. São três escolas de ensino fundamental e oito Centros de Educação Infantil (C.E.I.s). Já está em obras a nova escola na Barra Velha, e foi autorizada a construção de uma escola na Zona Sul.