Primeiro grupo de escoteiros é formado no Balneário Rincão

O Balneário Rincão passa a contar a partir deste sábado (12), com o escotismo. O grupo Escoteiro Mar Acácia, é o primeiro grupo criado no novo município. A cerimônia de apresentação e formação dos novos escoteiros ocorreu no Centro Comunitário central.

Para o prefeito o Balneário, Décio Góes, estes grupos são muito bem vindos na cidade. “É muito importante estas iniciativas virem para o Rincão. Porque é fundamental acrescentar coisas que façam os jovens evoluírem, tornando assim pessoas do bem e que façam a diferença na nossa sociedade”, comentou.

O grupo que já possui 39 participantes é dividido em duas categorias. Dos seis aos 10 anos, as crianças são chamadas de “lobinhos”, é o primeiro estágio do escotismo. Já os maiores, de 12 à 14 anos sãos os escoteiros.

O diretor estadual dos Escoteiros, Celso Menezes Junior, explica que a filosofia do escotismo é desenvolver os jovens, por meio dos valores e trabalho em equipe. “Tirar as crianças das ruas e ajudar ele a ser um grande cidadão. Sempre trabalhando com a educação, ecologia e cidadania.

No mundo inteiro, o escotismo conta com mais de 33 milhões de pessoas participantes, todos de forma voluntária. Na região sul de Santa Catarina já são 11 grupos.