Começam as aulas do curso de Costura Industrial no Balneário Rincão

“Parabéns por estarem aqui, por buscarem o conhecimento”. Foi nesse clima de boas-vindas que Lidiana Santos, coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no Balneário Rincão, recebeu os alunos da turma da tarde do curso de Costura Industrial.

Com 30 inscritos, a turma começou as atividades com uma aula teórica, sob o comando da professora Samara Werncke Oenning. À noite, outros 30 alunos também começam às aulas, a partir das 18h30min desta quarta-feira, 4.

Além do acesso gratuito ao curso de capacitação, os alunos receberam material didático, mochila, lápis, caneta e uma camiseta, que identifica os participantes do curso de costura. Em tamanhos grandes, as camisetas serão trabalhas em breve durante as aulas, para que as alunas coloquem em prática o aprendizado e criem peças exclusivas.

A Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma carreta de mais de quinze metros de cumprimento, é onde os inscritos terão aulas de costura durante os 50 dias de curso. A carreta está estacionada na Avenida Leoberto Leal, esquina com a Rua Paraná, em frente à Secretaria de Educação.

Os alunos também recebem do Governo Federal uma ajuda de custo por aula assistida, a fim de colaborar com o transporte e o lanche, incentivando ainda mais a assiduidade e a participação até o final da capacitação. A coordenadora do Pronatec lembrou ainda da importância de se capacitar e buscar um diferencial. “O mundo muda, então é preciso buscar conhecimento. Esse curso está vindo para cá pois vocês merecem. Nossa comunidade merece se qualificar e estar cada vez mais preparada para o mercado de trabalho”, concluiu.

Os cursos oferecidos no Balneário Rincão são fruto da parceria entre Instituto Federal Catarinense (IFSC), Pronatec do Governo Federal, Senac, Senai, Senat e Sest.


Texto e fotos: Lariane Cagnini (MTB 14196)