Usuários do Serviço de Saúde Mental de Balneário Rincão visitam UNESC

Na tarde desta segunda-feira, 13, os usuários do serviço de saúde mental da Secretaria de Saúde de Balneário Rincão, com o auxilio do transporte da Secretaria de Educação, realizaram uma visita à Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), onde foram recepcionados pelo setor de visitas orientadas e pela pró-reitora, Kátia Aurora Dalla Libra Sorato. No roteiro, os usuários conheceram o Museu de Zoologia da instituição, Unidade Marinha e Mata Atlântica, além de assistirem ao vídeo institucional, que conta mais detalhadamente o trabalho realizado pela Universidade.

“Essa foi uma solicitação deles mesmos, a escolha da instituição como destino do passeio também foi uma ideia dos usuários, alguns nem sequer conheciam a universidade antes, muito menos o museu aberto. Levando em conta o grande interesse deles por este tipo de atividade, penso em realizarmos mais e mais passeios, acho importante esta integração social para a quebra de um isolamento, sair do ambiente monótono e de costume os deixa com a sensação de pertencentes aos espaços comunitários novamente”, conta Dipaula Minotto Da Silva, psicóloga e coordenadora do serviço de saúde mental do município.

A visita faz parte da proposta de inclusão social e exercício de cidadania proposto pelo serviço de saúde mental do município.
 Esta foi a segunda saída dos usuários este ano, para realização de atividades externas, sendo que em julho eles visitaram a Festa Julina do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal do Sul.

No dia 10 de outubro foi o dia Mundial da Saúde Mental, e na ocasião o serviço de saúde mental do Rincão aproveitou para ressaltar que o atendimento às pessoas que passam por sofrimento psíquico ou com transtorno mental deve ser digno, e que ter Saúde Mental é um direito de todos.