Educação de Balneário Rincão recebe visitas técnicas

A Secretaria de Educação de Balneário Rincão recebe esta semana visitas de monitoramento de agentes de programas do Governo Federal e Estadual. A vinda destes órgãos públicos ao município tem como objetivo a avaliação de estão sendo aplicados os recursos públicos recebidos, além de aprimorar a gestão das verbas destinadas à educação.

Desde segunda-feira, 3, duas técnicas de avaliação do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estão no Balneário Rincão para acompanhar o desenvolvimento e a aplicação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), programa do Governo Federal que visa o aperfeiçoamento da educação municipal em sua estrutura física e pedagógica. A visita técnica também avaliou o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Caminho da Escola, também do Governo Federal, que buscam suprir as necessidades das prefeituras quanto ao transporte escolar.

As técnicas visitaram as escolas do município e a Secretaria de Educação, onde puderam conversar e se informar sobre os dados educacionais do balneário. Elas ficam até sexta-feira, 7, na região, pois irão ministrar um treinamento para as equipes das secretarias e gestores de educação de Balneário Rincão e Içara, que será realizado no município vizinho.

“Esta é uma visita de monitoramento, tem caráter orientativo sobre os fundos do FNDE. Nosso intuito é fazer a ponte de aproximação entre o município e o Governo Federal, tirando todas as duvidas, uma vez que se trata de uma cidade em seu início. Com estas práticas visamos aprimorar o funcionamento dos programas em si”
, explica a técnica em financiamentos de programas e projetos do FNDE, Iolanda de Araújo Moura.

No auditório Professora Noca, monitores escolares e motoristas dos ônibus do município receberam uma capacitação promovida por profissionais do Sest/Senat de Criciúma, para o incentivo das noções de responsabilidade, fundamentações jurídicas, regulamentações e fiscalização necessárias aos profissionais que colaboram para o transporte escolar.

Ainda nesta terça-feira, 4, uma equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (CECANE/SC) realizou assessoria sobre o uso do recursos do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para setores da administração municipal. O CECANE é um programa estadual em parceria com universidades federais, nesse caso a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que possui o objetivo de prestar apoio técnico e operacional na gestão do PNAE aos pequenos municípios.

“Para um município em implantação é muito importante estas orientações vindas destes órgãos estaduais e federais, pois nos ajudam a aperfeiçoar o uso destes benefícios cedidos à educação como alimentação, transporte e até mesmo o pedagógico, visando sempre um melhor direcionamento dos recursos”, resumiu a secretária de Educação de Balneário Rincão, Maria Canever.