Mais Médicos completa um ano de humanização e atendimentos no Rincão

“Uma nova vida em um município acolhedor e feliz”, assim define a médica cubana Yudelsys Hernandez Burgos, todo o processo de adaptação e trabalho em Balneário Rincão, desde que ingressou no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, em março de 2014.

Atendendo há um ano nas Unidades de Saúde do novo município, a profissional relata que se sente feliz e realizada por estar contribuindo com a grande demanda de pacientes que o município apresentava. “No inverno, mas principalmente no verão, as demandas aumentam muito, principalmente por ser um município litorâneo onde há muitas pessoas aposentadas que apresentam uma série de doenças crônicas”, colocou.

Segundo a médica, o foco da formação cubana é na prevenção e na humanização do atendimento. “Nossa atenção primária é o foco na prevenção e na qualidade de vida, evitando transtornos futuros. Colocamos nossa cadeira ao lado do paciente, não para facilitar o idioma que é diferente, mas porque aprendemos que a mesa é uma barreira que dificulta a comunicação. O cuidado e carinho com o paciente são fundamentais”, ressaltou.

Formada há 14 anos, a profissional se comunica semanalmente com a família, e a saudade é afagada pelo companheirismo dos colegas de trabalho. “Já havia realizado missões na Venezuela e no Paquistão, então estou acostumada, mas o carinho com que fui recebida pelo prefeito e pelos funcionários fez toda a diferença”, falou.

Quem ganha é a população

Para a secretária de Saúde Renata Zacaron, as duas médicas que atuam nos Postos de Saúde do município promoveram estabilidade nos atendimentos. “Nossa maior dificuldade era encontrar médicos que cumprissem oito horas de jornada de trabalho, e quem saía prejudicada era a população. Estamos muito felizes e satisfeitos com o trabalho das duas profissionais”, disse.

O prefeito Décio Góes ressaltou que o Programa contribui para o aumento da qualidade de vida e da saúde pública da população. “O Governo colocou quase 20 mil médicos em todas as regiões do interior, contemplando quase 63 milhões de pessoas. Somos gratos por esse programa de extrema importância”, falou.