Escolas de Balneário Rincão se preparam para o ano letivo

As escolas do Balneário Rincão já estão se preparando para o retorno as aulas, que estão programadas para o dia 22. Ao todo, 11 instituições de ensino se preparam para receber cerca de 1.200 alunos que vão participar das atividades desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino de todo o município.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Canever, os novos profissionais terão boas condições para exercer o trabalho. “Estamos felizes por receber os primeiros professores efetivos do município e isso vai contribuir pra fortalecer o trabalho que já é realizado nas escolas”, disse.

A professora Ana Lima, que é uma das novas efetivadas, está animada com o início do nosso ano. “Estou feliz com a oportunidade de trabalhar e ensinar as crianças do Rincão”, contou ela, que lecionará ao 1º ano da Escola Arroio Rincão, no centro.

Para este ano, a construção e ampliação de mais duas escolas e licitação para duas novas salas no CEI Sonho Infantil de Pedreiras ampliará o atendimento aos alunos da cidade.

A nova escola da Barra Velha vai contar com 854 m², seis salas de aula, sala dos professores, sala de leitura, computação, estrutura com cozinha, banheiro e um local de recreação para os alunos. A obra tem um valor total de R$ 802.100,77 e será feita com recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A escola Arroio Rincão, do centro, também está recebendo reformas de ampliação. Ao todo, foram construídos 653,4 m² e 60,7 m² reformados com um custo de R$ 547.950 que foram captados com recursos próprios. O estabelecimento de ensino ganhará nova estrutura com dois andares, que receberá três salas de aula, dois banheiros, biblioteca, refeitório e um pátio coberto. Ao todo, cerca de 250 alunos vão aproveitar as novas estruturas.

Há algumas vagas em aberto para novos alunos. No CEI Peixinho Dourado, há vagas para o período matutino e na Barra Velha, para os dois períodos. Os pais interessados devem procurar as unidades de ensino ou a Secretaria de Educação que atende de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Escola Integradora abre matrículas na próxima semana

O projeto Escola Integradora, que proporciona atividades para os estudantes das redes municipal e estadual no município, além de algumas atividades para adultos, continua integrando o calendário da educação do Município.

Atividades como balé clássico, dança de salão, escolinha de futebol, karatê, zumba, educação ambiental, escola de música, futsal masculino e feminino, hip hop, jiu jitsu, natação, teatro e surf são algumas das atividades oferecidas aos alunos no contraturno escolar.

As inscrições acontecem do dia 15 a 19 de Fevereiro das 8h30min às 12h e das 13h30 às 17h na Secretária de Educação e Escolas Municipais. Para fazer parte do projeto, o aluno deverá comparecer com os pais e responsáveis portando os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência, CAD único, Certidão de nascimento, 1 foto 3×4 e atestado de frequência.

Transporte coletivo volta dia 22

A Administração Municipal continuará oferecendo transporte coletivo gratuitamente aos alunos do Balneário Rincão. O transporte atende toda a rede municipal e estadual a partir do primeiro ano. Para os alunos do 6º ao 9º ano que estudam em Içara também será oferecido transporte coletivo no período matutino e vespertino. Aos universitários e estudantes dos cursos técnicos e profissionalizantes que estudam em Criciúma, uma linha será disponibilizada com retorno após as atividades.

Para a renovação e aquisição das carteirinhas, é necessário: foto 3×4, atestado de frequência atual, comprovante de residência atual e RG para os alunos que estudarem fora do município. Os alunos que estudam nas redes municipal e estadual do município, devem procurar a Secretaria de Educação para confeccionar as carteirinhas mediante a apresentação de uma foto 3×4 e da presença dos pais ou responsáveis.

Em 2015, mais de 1300 alunos foram beneficiados com o transporte gratuito. Com 7 linhas licitadas e 6 linhas próprias, os veículos percorreram mais de mil quilômetros por dia.