Produção de Pitaia tem crescimento no Rincão

O Balneário Rincão dispõe de diversas belezas naturais, além das praias e lagoas, a terra fértil é propícia para o cultivo de diversos alimentos. Na comunidade de Pedreiras, a pitaia, planta comum na América Latina e países como Israel e China, têm chamado a atenção e caído no gosto dos moradores.

De acordo com a produtora Pierina Crocetta, que faz o plantio há 7 anos, a fruta trás benefícios para a saúde. “É uma fruta doce, que não tem acidez e ajuda no funcionamento do intestino e na diminuição de diabetes”, disse.

A pitaia é uma fruta que nasce de um cacto da família dos Cactos epífitos (conhecido também como Rainha da Noite) e a safra começa amadurecer entre janeiro e abril. Para o cacto obter fruto, é necessária uma polinização especial. Cada pé é capaz de produzir entre 50 e 150 pitaias. Na plantação de Pierina, são 400 pés que produzem as frutas, representando aumento de 60%. “A produção este ano obteve crescimento devido ao número de pés plantados no último ano”, destacou Pierina, que irá comercializar o produto em mercados e na feira.

 

Feira da Agricultura Familiar, Peixe e Artesanato continua no Calçadão

A pitaia e outras frutas, verduras, peixes e artesanatos podem ser encontrados na Feira da Agricultura Familiar, Peixe e Artesanato de Balneário Rincão. Todos os sábados, os produtores colocam a disposição, produtos fresquinhos, diretamente das terras do município. A Feira funciona no Calçadão da Rua Paraná das 8h às 12h.