Cine Cras realiza sessão para terceira idade

Era para ser mais um encontro semanal do Clube de Idosos Mensageiros da Amizade, mas a tarde foi especial neste dia 15 de agosto. Eles foram contemplados com uma sessão de cinema do projeto do Cine CRAS. Com o cenário todo criado com direito a pipoca e ao escurinho para curtir melhor o filme, os idosos assistiram o firme Antes de Partir que conta a história do bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers, dois pacientes terminais que estavam em um mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejavam fazer antes de morrer e fogem do hospital para realizá-las.

Eles acompanharam a produção com muita atenção e após realizaram uma dinâmica com o psicólogo do CRAS Jessé Mendes. Com o sorriso estampado no rosto, eles relataram a experiência de voltar a assistir um filme como se estivessem no cinema. O aposentado Gilberto Taraskevicius relatou que assistir ao filme o fez lembrar-se da adolescência, quando contava os dias para chegar o fim de semana para poder assistir os filmes em cartaz. “Reviver estes momentos bons é muito gratificante”, destaca o aposentado.

Cine CRAS – O cine CRAS tem a finalidade de promover lazer desenvolvimento social, cultura e senso crítico a sociedade, tendo em vista a necessidade de ações que proporcionam cultura e lazer. O CRAS ofertará cinema nos espaços das comunidades que não são equipados com sala de cinema e é carente de eventos culturais para as famílias, o método para difundir ideias e sabedoria com lazer e recreação por meio de obras cinematográficas.

O gestor das pastas de Educação e Assistência Social Adroaldo Faraco explicou que o projeto foi inscrito no Simpósio Catarinense de Assistência Social que reconhece os melhores cases da pasta que são realizados nos municípios e podem virar projetos para todo Estado. “Para ficar caracterizado como uma sessão de cinema chegamos a comprar um carrinho de pipoca” ressalta Faraco. A próxima sessão já está marcada para o dia 20 de setembro.