Postes de luz são depredados na Lagoa dos Freitas

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Serviço de Iluminação Pública da Prefeitura do Balneário Rincão recebeu um chamado de moradores de Lagoa dos Freitas, informando que alguns postes se encontravam sem luz. Ao chegar para averiguar o motivo, os eletricistas foram surpreendidos por marcas de munição de armas de pressão nas luminárias. Ao que tudo indica, os postes foram alvos de vândalos durante a madrugada.

 Ao todo foram 14 postes danificados, entre lâmpadas, cúpulas e bases de iluminação que ficaram inutilizadas. As iluminações haviam sido trocadas na região da Lagoa há uma semana pela Secretária de Infraestrutura, e estima-se que o prejuízo ao município chegue à casa dos R$ 2 mil, segundo o secretário Aníbal Patrício. “A comunidade tem que ajudar a cuidar do patrimônio público, pois os bens do município também são delas, têm que denunciar esse tipo de atitude criminosa”, disse o secretário.

 Caso a população queira colaborar, podem ser feitas denúncias de flagrantes de atos de vandalismo através do número 190, da Polícia Militar, ou ainda registrar um boletim de ocorrência na delegacia, para casos de suspeitas e/ou informações sobre os responsáveis pelos prejuízos. A Central do Cidadão, pelo 3468.1068, também recebe denúncias de depredação do patrimônio público.

 Canteiros e rótulas também são alvo

 Também é frequente no município o furto e a depredação das flores dos canteiros e rótulas. Além de infringirem a lei, os delinquentes prejudicam o trabalho de embelezamento da cidade. Essas ações também causam prejuízos aos cofres do município, pois as mudas de flores são compradas e custam tempo e dedicação para atingirem a maturação adequada, conforme explica o responsável pela jardinagem do município, Arthur Maté.