Festa da Tainha encerra com um público de quase 30 mil

Mais de dez mil refeições foram comercializadas durante os três dias de evento, totalizando oito toneladas de Tainha. O carro-chefe do maior evento de gastronomia pesqueira da região, a cada ano, traz mais visitantes ao Balneário Rincão. Somente nesta edição, segundo dados da Polícia Militar, foram mais de 28 mil pessoas que passaram pelo Parque de Eventos Beira-Mar, que abrigou oito restaurantes, estandes de empresas, Feira do Artesanato, Praça de Alimentação e espaço externo para parque de diversões e estacionamento.  

Para o prefeito Décio Góes, o evento atingiu todas as expectativas. “A cidade se encheu, não só o pavilhão, mas todos os restaurantes da cidade. Agradecemos a todos os nossos funcionários e nossos patrocinadores que ajudaram a realizar este grande evento e principalmente a hospitalidade do povo do Balneário Rincão. Todos saíram satisfeitos, os restaurantes, os ambulantes e as empresas que estavam expondo seus produtos”, pontuou. 

Gastronomia 

A tradicional Tainha na Taquara foi o prato mais vendido, seguido da tainha assada. Além desses pratos, a Praça de Alimentação ofereceu tainha no feijão, frita, espalmada, escalada, escabeche e assada. Ostra gratinada, tábua de frutos do mar, pastel de camarão, camarão à milanesa, casquinha de siri, bolinhos de bacalhau e peixe e ovas de tainha também estiveram no cardápio da festa.  “Vim nos dois dias e a comida estava deliciosa”, disse a doméstica Deisemar Cardoso Braz.  

Economia 

Durante os últimos três dias um espaço do pavilhão ficou reservado para uma amostra dos produtos que o município tem para oferecer durante todo o ano, através da Feira da Indústria, Comércio e Serviços (Feicons). E o público aprovou a novidade “Achei bem interessante os produtos expostos, tem bastante novidades e itens que são difíceis de achar”, disse a costureira Albertina Rosso.   

Esportes e Cultura 

Não foi só a gastronomia que atraiu o público para a 21ª edição da Festa da Tainha. Apresentação de Hip Hop e muito balé com as meninas da Culture Soul Companhia de Artes, que apresentou cinco coreografias. A Primaveril, o solo de balé infantil, Duo de balé intermediário, Duo de Balé Clássico intermediário e a coreografia Sorria Sempre também fizeram parte da programação. 

Além disso, o Boi de Mamão da Escola Melchíades Bonifácio Espindola se apresentou, assim como o Grupo que percorre o sul com a Bandeira do Divino também, que percorreu os corredores do pavilhão da Festa abençoando todos os presentes. A atividade física também fez parte da noite. As alunas da professora Marília Naspolini, que ministra Zumba nas comunidades do Rincão, realizaram uma aula no palco principal da Festa. Campeonatos de surf, bocha e Pedal das Meninas fizeram parte da programação esportiva da Festa da Tainha, que encerrou com show da dupla Elton e Everton.