Blitz educativa leva conscientização aos moradores e veranistas

A equipe multi-institucional realizou nesta tarde de quinta-feira (23-01) uma blitz educativa com intenção de prevenir acidente e salvar mais vidas. Cerca de 60 carros foram abordados em cerca de duas horas na Avenida Valdemar Carlos Petrine (Avenida Beira Mar) no balneário Rincão. Durante a ação foi distribuídos aos motoristas e banhistas kits com materiais educativos sobre a prevenção de acidentes aquáticos e acidentes no transito, doação de sangue e outros, informações do programa Praia Acessível e de incentivo a doação de sangue.

Segundo o Voluntário da Cruz Vermelha, Almir Fernandes, o verão é um período de diversão e lazer, mas que se certos cuidados não foram seguidos como estragar toda a brincadeira. “É para se divertir, mas pode ser desagradável, e não podemos deixar que ocorram acidentes por falta de informação”, afirma Fernandes. Segundo ele, no Brasil a média de acidentes aquáticos é de 10 por semana. “Hoje há duas pessoas internadas no hospital São José, por acidentes por cuidados na hora de mergulhar”, informa.

Outro problema freqüente são os acidentes de transito. O cabo Adriano Feliciano da Policia Rodoviária Estadual, as dicas de segurança são importantes evitar acidentes. “Nossa rodovia está satura e o motorista precisa respeitas as regras de transito e de atenção”, previne o Cabo.

Para o prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, é necessário atenção para evitar acidentes. “O verão oferece vários tipos de lazer e recreação, mas todos esses momentos exigem cautela para um momento que deveriam ser de felicidade não se transforme em tragédia”, afirmou o prefeito.

A ação foi realiza pela equipe instituições de segurança e associações da região, como a Policia Militar, Rodoviária, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Guarda Municipal, Exercito brasileiro (28º GAC), Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Hemosc, Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), Associação Vida Ativa, Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação de Amigos dos Autistas (AMA), Casa GUIDO e Prefeitura de Balneário Rincão.