Criatividade marca 1ª Exposição do Clube de Mães e Terceira Idade

Do Rincão para todo o Brasil. Com esse sentimento, os grupos do Clube de Mães e Terceira Idade do Balneário Rincão abriram as portas da prefeitura nesta quarta-feira para apresentar aos moradores e autoridades os quase 200 paninhos de prato transformados em arte durante as aulas proporcionadas através do projeto “Paninho Amigo”. Toda a amostra ficará exposta no hall da prefeitura até o dia 5 de novembro. Depois disso, os trabalhos serão levados para Belo Horizonte, onde as artesãs do Município participarão da Feira Nacional de Artesanato.

Durante o discurso, a primeira-dama do Município, Mariza Góes, coordenadora dos trabalhos, explicou que o projeto trouxe ótimos resultados, não só materiais, mas de agregação de valores na vida das participantes. “Em cada toalhinha dessas tem muita pedrinha, crochê, aplicações, mas, acima de tudo, muito amor”, enfatizou Mariza, que foi complementada pelo prefeito Décio Góes. “Não são tolhas, são obras de arte”, definiu o chefe do Executivo.

O prefeito aproveitou para anunciar a novidade que arrancou sorrisos e aplausos dos grupos. “Iniciamos ontem a licitação para a construção da nossa Casa do Artesanato. Será uma casa de madeira, aconchegante e bonita, que servirá para acomodar os trabalhos das nossas artesãs”, contou Décio.

A presidente do Clube de Mães Nossa Senhora dos Navegantes, Vânia da Silva, explicou que a exposição aberta nesta quarta-feira, serviu como base para a Feira Nacional que acontecerá em Belo Horizonte no mês de dezembro. “Ficamos muito animadas, essa primeira exposição serviu para termos uma base. Fizemos em torno de 30 paninhos, foram todos bordados com tema da copa do mundo e da praia. Eles foram produzidos com crochê e pet colagem.”, disse a presidente, acrescentando sobre a sensação de gratidão pelos trabalhos que foram expostos.

O objetivo de valorizar, unir e capacitar os grupos foram alcançados com êxito, segundo o depoimento das próprias participantes. “A participação no clube de mães mudou a minha vida. Houve uma época fiquei com depressão, e depois que entrei no Clube de Mães e todas me ajudaram a seguir em frente. Esse ano meu marido faleceu e são os trabalhos do Clube de Mães que estão me levantando”, registrou, emocionada, uma das participantes do Clube de Mães Nossa Senhora dos Navegantes, Maria Rocha Magé, que foi sorteada durante o evento para participar da Feira Nacional, junto com as lideranças.

Durante a abertura da exposição, a primeira-dama também anunciou os clubes vencedores da competição que arrecadou quase 600 brinquedos. “Em apenas uma semana elas conseguiram arrecadar todos esses brinquedos, que foram doados com o apoio da Pastoral da Criança”, disse.

O projeto “Paninho Amigo” foi proporcionado ao Município através da empresa Lalua, que estava representada pelo presidente Leandro Melo. Também participaram do evento, o Coral do Balneário Rincão, os vereadores Nilton da Silva e Luiz Carlos Pinto, além da primeira-dama de Içara, Ceneli Gastaldon e outras entidades representativas.