Pacto Nacional de Alfabetização é lançado no Rincão

Foi lançado na noite desta quarta-feira, dia 2, na Escola Arroio Rincão, o Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa de Balneário Rincão, que tem como objetivo melhorar os métodos de alfabetização utilizados nas escolas do município.

Conforme a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e coordenadora local do Pacto Liene Silveira, é o segundo ano que o Rincão adere ao documento, que é estipulado pelo Ministério da Educação. “Todas as diretrizes e orientações são repassadas pelo Governo Federal, esse ano, devido a alguns atrasos, o Plano será iniciado somente neste segundo semestre”, informou.

De acordo com a coordenadora, todas as pedagogas  passarão por treinamentos para repensar os métodos de ensino aprendizagem. A primeira formação ocorreu nesta quarta-feira e foi ministrada pela pedagoga Regina Leite. “O objetivo principal do Pacto é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. É um compromisso assumido pelos governos municipais, estaduais e federal ”, ressaltou.

Para o prefeito Décio Góes, a formação propiciada pelo Pacto é importante, pois fornece aos educadores ainda mais ferramentas para melhorar a educação. “Alfabetizar as crianças na idade certa é essencial para que elas cresçam gostando de estudar. Imagino a alegria e satisfação de vocês ao verem os pequenos lendo e desvendando números, este é um momento mágico, depois que eles aprendem a ler e escrever ganham asas incríveis e podem viajar para onde quiserem, sem sair do lugar “, falou Góes, na abertura da aula.

Reuniões em Florianópolis para articular os encaminhamentos foram realizadas no mês de agosto. Nos próximos dias, os professores colocarão em prática as ações do Pacto, que é composto por quatro eixos. “O primeiro baseia-se na formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e orientadores de estudo. A segunda é acerca dos materiais didáticos, livros, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais utilizados em sala de aula. O terceiro refere-se às avaliações e o quarto a gestão e mobilização nas escolas”, completou a secretária de Educação Maria Canever.