Balneário Rincão Rincão oficializa parceria com o IFSC

O Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Balneário Rincão e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi assinado nesta quarta-feira pelo prefeito Décio Góes e pela diretora geral do instituto Sandra Scremin. O ato ocorreu na sede do IFSC, em Criciúma, e também contou com a presença da primeira-dama Mariza Góes.

O termo estabelece parceria para a realização projetos de pesquisa e extensão, programas de treinamento e capacitação, cursos de formação inicial continuada, além de cursos na modalidade do Pronatec e de ensino à distância. Todos os cursos trazidos ao Rincão serão ofertados gratuitamente à população. Eles serão definidos conforme as demandas apresentadas pela população.

O encontro também serviu para o início das discussões sobre a instalação de um pólo avançado do IFSC no Rincão e a qualificação da mão de obra, através de um curso de Técnicas Gerais de Gastronomia e Hospedagem. Sobre o primeiro assunto, um encontro ficou agendado para o próximo dia 27, quando uma equipe do instituto vem ao Município verificar as demandas e o local onde o pólo poderá funcionar.

O curso solicitado deverá ter início ainda neste ano com a grade de Higiene e Manipulação de Alimentos e o curso de Garçom. A ideia é que as aulas sejam retomadas no próximo ano, com outras capacitações. O prefeito também falou da necessidade do curso Construção Civil, já que este público é extensivo no Rincão, e adesão ao Programa Mulheres Mil.