Prefeito solicita participação dos municípios nas discussões da Bacia do Rio Urussanga

Com o objetivo de buscar aproximação dos gestores públicos, bem como discutir sobre o apoio ao Programa SC Rural e sobre as parcerias e adesão na gestão dos recursos hídricos, uma equipe técnica da Bacia do Rio Urussanga esteve nesta tarde no Balneário Rincão, em reunião com o prefeito Décio Góes, o vice, Olírio José Lino, vereadores e parte do secretariado. O encontro ocorreu na Câmara de Vereadores do município.

O Balneário Rincão está entre os dez municípios que compõem a bacia. A discussão sobre as fontes de água tiveram ênfase, principalmente pela atual realidade: o Município concentra grande potencial turístico através das sete lagoas existentes. Por esse motivo, o Chefe do Executivo sugeriu a participação dos governos na composição dos comitês de bacia hidrográfica.

“Precisamos ter um novo olhar sobre esse recurso natural que é a água. Esse conceito novo e todo o debate entre os municípios que compõem a bacia é de fundamental importância para nós por que todo o nosso potencial de turismo e qualidade de vida da nossa população estão ligados a água”, discursou o prefeito, acrescentando que o assunto deverá ser priorizado, numa discussão conjunta também com as prefeituras envolvidas na bacia.

Décio também antecipou que em breve um fórum de discussões será realizado na Região dos Lagos, com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância da água para o Balneário Rincão. “Toda essa discussão precisará estar conectada com os nossos planos diretor e de resíduos sólidos. O Plano Municipal de Saneamento vai identificar toda a situação das nossas fontes de água e do destino final dos esgotos e vai apontar as soluções em sintonia com a legislação estadual e federal”, acrescentou ainda o prefeito.

As explanações sobre o funcionamento do comitê, bem como dos grupos que participam e até o mapa de divisão foram feitas pela consultora do Programa SC Rural do Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco. Atualmente, o comitê é composto por oito entidades governamentais, 16 pessoas usuárias de água e 16 da sociedade civil.