Balneário Rincão assina compromisso com a primeira infância

O prefeito Décio Góes, presidente Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) junto com os prefeitos de Cocal do Sul, Forquilhinha e Siderópolis assinaram um compromisso de implementar políticas públicas que tenham um planejamento mais humano e respeitoso com as crianças. O ato aconteceu durante o “3º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a 1ª Infância – Um tributo à Zilda Arns”, que aconteceu em Forquilhinha. 

No documento, os líderes que representam as 12 cidades que fazem parte da AMREC reforçam o compromisso com a Primeira Infância. Ainda no evento, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elaine Paes e Lima solicitou à Décio, que faça a articulação com os prefeitos de Santa Catarina para que todos assumam o compromisso assinado. 

No Balneário Rincão, as famílias que precisam dos serviços sociais devem procurar as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde visando atendimento à população. Na Assistência Social, as famílias podem participar do Programa de Atendimento Integral às Famílias (PAIF) que busca atendimento a gestantes e mães com crianças recém-nascidas. Além disso, oferece serviços de clube de mães e para as crianças de 6 a 17 anos, oferece oficinas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

A educação de Balneário Rincão conta com a Escola Integradora, com oficinas que estimulam a criança no contraturno escolar. Balé, futebol e jiu jitsu são algumas das opções oferecidas. Com o atendimento triplicado, a educação também conta com uma nova estrutura para a Escola Arroio Rincão que recebeu novas salas e uma biblioteca.

 Na saúde, as grávidas têm um atendimento especial realizado nas unidades de saúde, além de outros programas como a Academia da Saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também está em funcionamento para atender as famílias do município.