Rincão atinge nota máxima no Ranking Nacional da Transparência

O município de Balneário Rincão atingiu nota 10 no Ranking Nacional da Transparência. O resultado, divulgado nesta semana pelo Ministério Público Federal (MPF), analisa os dados e o acesso dos cidadãos à informações, tais como as contas públicas da Administração Municipal.

A pesquisa nacional avaliou os portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. Na primeira avaliação realizada pelo MPF em 2015, o município obteve a nota 7.6. Neste ano, houve evolução de 2.4, se consolidando entre os 6 melhores da região Sul do estado e 20 melhores de Santa Catarina.

Para a diretora de Compras e Licitações Gisele Ferreira, o resultado consolida o trabalho de divulgação das informações, deixando o sistema sempre atualizado para que a população tenha acesso às contas públicas.

Para acessar as contas da Administração, basta acessar o www.balneariorincao.sc.gov.br e entrar no link transparência, onde são apresentados o portal da transparência, que contemas receitas e despesas dos poderes públicos e seus órgãos, além de processos seletivos, concursos públicos, contas públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), legislação, editais e licitações que são postadas no Diário Oficial dos Municípios.

A população também tem outras formas de participar da gestão. A Central do Cidadão recebe solicitações, reclamações e sugestões referentes aos serviços prestados pelo município. No site da prefeitura, ainda é possível encontrar a Cartilha do Cidadão, que é um guia de serviços disponibilizados pela Administração Municipal. O morador ainda tem um canal direto de interação com a Administração, através da página da Ouvidoria Balneário Rincão, no Facebook.