Após a caminhada, relaxamento ao ar livre

Para incentivar os moradores do Balneário Rincão a praticar atividades físicas e alinhar a saúde mental com a do corpo, a Secretaria de Saúde realiza diversas atividades voltadas ao bem estar e qualidade de vida. E um destes projetos é a caminhada orientada, que estimula os participantes a cuidarem do corpo e da mente. Dentro das atividades, são realizados relaxamentos ao ar livre.

A psicóloga Dipaula Minotto da Silva comenta que o programa tem o objetivo de oferecer um momento para as pessoas descansarem a mente. “Nós fazemos um bate-papo com os participantes e orientamos para que tenham uma boa respiração. Assim, repassamos técnicas de relaxamento”, explica.

Atualmente,15 pessoas participam dos relaxamentos. “Muitos dos participantes são pessoas já aposentadas, que não conseguem se livrar da rotina que mantinham antes. Então nos procuram para diminuir a insônia, que é um fator relacionado a ansiedade”, comenta a psicóloga.

Para sair do ritmo natural, que possível, é necessário para melhorar a qualidade de vida. “E estar bem mentalmente é importante para que possamos manter uma vida mais saudável. Se a pessoa dormir bem, vai estar mais disposta para realizar atividades físicas, e consequentemente com a saúde em dia.

Os encontros ocorrem sempre nas sextas-feiras, após a caminhada orientada, no centro.