Firmado acordo entre Unesc, Funasa e Prefeitura do Balneário Rincão

Foi assinado na noite desta quarta-feira, 25, o convênio para a elaboração de doze Planos Municipais de Saneamento Básico no Estado de Santa Catarina, em municípios com população de até 50 mil habitantes. A iniciativa é fruto da parceria entre a Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), e o Balneário Rincão foi um dos doze municípios contemplados.

A assinatura do convênio foi realizado no hall do Bloco Administrativo da Unesc. O prefeito do Balneário Rincão, Décio Góes, se disse satisfeito com a parceria, e disse que ela é de extrema importância ara resolver um problema crucial no município, o Saneamento Básico. “Para o Balneário Rincão o convênio é de fundamental importância para apontar soluções na questão da drenagem urbana, do sistema de esgoto sanitário e do gerenciamento dos resíduos sólidos. A  falta de caimento para as drenagens causa muitos transtornos à nossa população a cada chuva intensa, como estamos passando nesse momento. A solução passa por investimentos altos e com esses projetos, poderemos buscar recursos no governo federal. Sem projetos é impossível”, ressaltou Décio.

A equipe do IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas) do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) será responsável pela elaboração dos planos das cidades de Araquari, Balneário Rincão, Campo Alegre, Garuva, Governador Celso Ramos, Imaruí, Macieira, Pescaria Brava, Saltinho, Sangão, Santa Cecília e Vargem Bonita.

Participaram da assinatura da cerimônia de assinatura do convênio o superintendente estadual da Funasa, Adenor Piovesan e o reitor da Unesc, Gildo Volpato, além dos prefeitos das cidades e técnicos do IPAT e da Funasa. O investimento para elaboração dos Planos de Saneamento Básico é oriundo do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), no montante de R$ 2,4 milhões.