Escolas do Balneário Rincão promovem feira de alimentos

Inserir no ambiente escolar práticas alimentares e um estilo de vida saudável, através de ações educativas sobre alimentação, são algumas das propostas da I Feira dos Alimentos, que envolverá os alunos do Ensino Fundamental do Balneário Rincão, do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e da Escola Integradora. A feira iniciou na manhã desta terça-feira, 2, na escola Arroio Rincão. Nos dias 3 e 9 de setembro a feira será nas escolas José Réus e Amélia de Souza Silva, respectivamente.

Durante a abertura da feira de alimentos, o prefeito Décio Góes elogiou a iniciativa do projeto, e questionou as crianças sobre as informações aprendidas em sala de aula. “Cada alimento tem uma função, uma tarefa, e é importante comer direito pois isso é que fará vocês crescerem fortes e bonitos”, comentou Décio durante a conversa com os alunos.

A escola é uma instituição de grande influência na vida das crianças, o lugar ideal para desenvolver ações de promoção à saúde e de uma alimentação saudável. “O papel do professor se torna muito importante na questão da aprendizagem nutricional, pois seus conhecimentos, atitudes e práticas influenciam diretamente sobre os alunos”, explica a nutricionista responsável pelo projeto, Ângela Cristina Rossa Courinos.

Em uma busca de práticas alimentares mais saudáveis, foi construído um material educacional feito pelos próprios alunos. “O intuito é reeducar nossos alunos para uma alimentação mais saudável, pois criança que não come bem, não aprende bem também. Dentro do universo dos alimentos existe muito para eles conhecerem, então casamos o pedagógico com a nutrição e esperamos que eles colham os frutos disto”, destacou a Coordenadora Pedagógica Liene Silveira.

A feira de alimentos acontece nos períodos matutino e vespertino, e as escolas estarão abertas à visitação. Dentre as atividades a serem realizadas estão a visitação e a degustação dos alimentos apresentados pelas crianças, contação de história, apresentações teatrais e musicais.