Décio encaminha Cras e ônibus para alunos da Apae

A assistência social do Balneário Rincão foi pautada em Florianópolis na tarde e noite desta quarta-feira. Além de encaminhar programas que poderão servir de solução para os inúmeros problemas sociais vivenciados pelo novo município, o prefeito Décio Góes solicitou um veículo para transportar os alunos especiais que precisam deslocar-se todos os dias para a escola de Içara.

Além disso, deixou conduzida a instalação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Décio esteve na Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, acompanhado do deputado estadual Jailson Lima, e expôs a situação de habitabilidade precária e necessidade de regularizações fundiárias ao secretário de Estado João José Cândido da Silva. “Temos um enorme problema social no Balneário Rincão. São dois mil lotes que estão irregulares e um grande percentual de idosos, por exemplo, que não têm atividades sadias”, disse o prefeito. O secretário mostrou-se solidário e não só garantiu apoio ao novo município, como apresentou ao prefeito programas que vêm de encontro com as principais carências do Balneário Rincão.

Sobre a necessidade de um local apropriado para a população idosa, o prefeito esboçou a intenção de um Centro de Idosos que, através do programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também daria a oportunidade de esse público ter uma cozinha comunitária. O secretário solicitou o desenvolvimento de um projeto que deve ser protocolado na secretaria já nos próximos dias.

A viabilização do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também foi discutida e encaminhada durante a conversa. Cândido também sugeriu o programa Meu Cantinho, que oferece a população carente o conserto das casas. Para este programa, o governo tem um investimento de R$ 3 mil por casa. Outros programas, como o Casa Rural e o Lar Legal também foram apresentados e devem ser trazidos para o novo município.

Rincão pode ter Incubadora de Cooperativas

Para a criação de emprego e renda e a possibilidade de reunir os catadores do município, o prefeito também encaminhou um programa que possibilitará o Balneário Rincão de ter uma Incubadora de Cooperativas. Décio já está encaminhado um ofício à secretaria para garantir o programa. “Um dos sonhos que tenho para o nosso município é poder viabilizar essa incubadora”, disse o prefeito ao secretário.

O balcão o Sine, que deve ficar anexado à Central do Cidadão, também foi discutido no encontro. O deputado Jailson Lima, reforçou a situação social preocupante do Rincão, e sugeriu uma reforma em mutirão. “Penso que podemos estabelecer um plus de critérios, considerando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas regiões carentes”, sugeriu.