Leitura será priorizada na nova Escola Arroio Rincão

Oito estantes preenchidas com centenas de livros dos clássicos Monteiro Lobato, Chico Buarque, Mário Ramos, entre outros. O novo espaço, que será dedicado exclusivamente à leitura, é uma das novidades da Escola Arroio Rincão, que teve a ampliação inaugurada na noite de ontem.

Os alunos visitarão o local uma vez por semana, durante o horário de aula, e poderão levar livros emprestados para ler em casa. “Será um momento de leitura livre, em que elas poderão escolher o escritor e tema da preferência delas e passar um tempo dedicado a leitura. Nossa intenção é fomentar esse hábito, tanto em casa quanto na escola”, explica a diretora da escola Gessi Mezacasa. Uma parte do ambiente também servirá para consultas com a psicóloga do município.

Além da biblioteca, as novas instalações oferecem um espaço maior, com cobertura, para o lazer das crianças durante o recreio, além de ar-condicionados e quadros de vidro em todas as salas de aula, rampas e um elevador para atender alunos com necessidades especiais. “Agora temos um espaço maior para brincar. Estou feliz, porque sentia vontade de ler livros na minha casa e agora vou poder levar de vários escritores”, disse entusiasmada a estudante Brenda de Freitas Lopes, de oito anos.

Durante a inauguração, no ato que ocorreu ontem na escola, a secretária de Educação Maria Canever revelou que, em três anos, o município triplicou o número de vagas. “Eram crianças que tinham que ir estudar em Içara porque não tinha vaga aqui. Agora, oferecemos um espaço de qualidade e a maioria não precisa mais sair do município”, disse, orgulhosa.

Os pais presentes na inauguração deram coro às comemorações, ressaltando que agora se sente mais aliviada quando a filha vai à escola. “Além de um espaço e estrutura de qualidade, temos aqui bons professores. Sei que minha filha estará em boas mãos sempre que ela sai para ir à escola”, disse, animada a cozinheira Suzana Lopes. “Estou certa de que o município está dando o máximo pelas nossas crianças. Ainda temos muito para avanças, mas já vemos os resultados”, disse outra mãe, a auxiliar de dentista Edna Costa.

Presentes na inauguração, o prefeito Décio Góes e o vice, Olírio José Lino, falaram do orgulho de participar de um dos momentos especiais do município. “Inauguramos a ampliação da escola na mesma data em que completamos três anos de administração. São ações que fazem parte das linhas iniciais da história do nosso município. Nos orgulha saber que estamos evoluindo e já prestando os mesmo serviços que Içara prestava”, disse o prefeito.